Começa nesta sexta-feira (19) o Grande Prêmio da Hungria, a 13ª etapa da Fórmula 1 em 2024. A prova será disputada na pista de Hungaroring, considerada uma das mais desafiadoras do calendário.
Presente na principal categoria do automobilismo mundial desde 1986, o circuito húngaro tem 4,3 quilômetros de extensão, com 14 curvas. A corrida terá duração de 70 voltas.
Curiosamente, este foi o primeiro autódromo atrás da “Cortina de Ferro” a receber uma prova da Fórmula 1 durante a Guerra Fria. Na ocasião, em 1986, Nelson Piquet saiu vencedor e Ayrton Senna ficou com a segunda colocação. A disputa entre os dois dentro da pista entrou para a história com uma das ultrapassagens mais marcantes da categoria.
Foi também neste circuito que Felipe Massa, então piloto da Ferrari, sofreu um dos acidentes mais marcantes da história da categoria, na temporada de 2009. O piloto brasileiro foi atingido na cabeça por uma mola da suspensão do carro de Rubens Barrichello. Com o impacto da peça, Massa desmaiou ao volante e colidiu em uma barreira de proteção.
Felipe teve uma fratura no crânio e passou dias em coma. O brasileiro só voltou às pistas em 2010.
Depois de pôr fim a um jejum de três anos e vencer o Grande Prêmio da Inglaterra, na última etapa da temporada, Lewis Hamilton busca voltar a vencer duas corridas consecutivas.
A última vez que o heptacampeão mundial conseguiu tal feito foi após vencer os GPs do Brasil, Catar e Arábia Saudita. Desde então, o piloto amarga um jejum de 57 corridas sem vitórias em sequência.
Apesar de não vencer há duas etapas, Max Verstappen, da Red Bull, segue líder do Campeonato Mundial de Pilotos, com 255 pontos conquistados. A vice-liderança segue ocupada por Lando Norris, da McLaren, com 171 pontos. Charles Leclerc, da Ferrari, fecha o “top-3” com 150 pontos somados.
Já pelo Mundial de Construtores, a Red Bull segue soberana. A escuderia austríaca lidera a classificação com 373 pontos. Ferrari e McLaren vêm na sequência, com 302 e 295 pontos conquistados, respectivamente.
Fórmula 1: ex-piloto assume relacionamento homoafetivo nas redes sociais
- Sábado: Treino livre 3: 7h30; Classificação: 11h;
*Horário de Brasília
Os treinos livres terão transmissão do canal de TV fechada, BandSports. A classificação terá transmissão do canal de TV fechada, BandSports, e do canal de TV aberta, Band. Já a corrida será transmitida pelo canal de TV aberta, Band.