“Erasmo Esteves”, álbum póstumo do cantor Erasmo Carlos, que morreu aos 81 anos em novembro de 2022, ganhou a categoria Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa no Grammy Latino 2024.
O filho de Erasmo, Leonardo, foi quem recebeu o prêmio em nome do pai. “Meu pai é para vocês”, disse ele no momento.
O álbum, lançado em maio de 2024, é um tributo póstumo ao cantor, ícone do rock brasileiro e figura central da Jovem Guarda. Produzido por Pupillo Oliveira e Marcus Preto, o projeto visa não só reverenciar o legado musical do artista, mas também atualizar sua obra para novas gerações.
“Erasmo Esteve” reúne composições inéditas de Erasmo, interpretadas por uma nova geração de músicos brasileiros, incluindo nomes como Emicida, Marina Sena, Rubel, Tim Bernardes, Xênia França e Gaby Amarantos. A faixa “Tijuca Maluca”, que reúne vários desses artistas, destaca a colaboração e o diálogo entre diferentes estilos musicais.
A produção do álbum teve início em 2022, após o sucesso do Grammy Latino conquistado por Erasmo com o álbum “O Futuro Pertence à… Jovem Guarda”. Mesmo no final da vida, o artista estava envolvido no processo criativo e sonhava com novos projetos.
Em “Erasmo Esteves”, ele é homenageado através de uma pesquisa aprofundada em seus cadernos, bilhetes, manuscritos e até fitas cassete com gravações inéditas, que inspiraram novas composições.
O título do álbum, “Erasmo Esteves”, reflete a intenção de mostrar tanto o artista quanto o homem por trás da lenda, aproximando o público de sua personalidade e processo criativo.
O álbum também destaca a colaboração de compositores como Arnaldo Antunes, Nando Reis e Paulo Miklos, que finalizaram as canções, garantindo que o som de Erasmo fosse fiel ao seu espírito, ao mesmo tempo em que dialogava com as novas influências da música brasileira contemporânea.
A Academia Latina da Gravação está anuncionando os vencedores da 25ª edição do Grammy Latino nesta quinta-feira (14), em uma cerimônia no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos.
O evento conta com performances dos brasileiros Anitta, Tiago Iorc, Alok, Simone Mendes e Jão.
A cerimônia se divide em duas partes. A primeira delas, chamada de Première, começou às 15h (horário de Brasília) e é transmita pelas plataformas oficiais da Academia Latina e Gravação. É nela que é entregue a maioria dos prêmios do Grammy Latino, incluindo as categorias as dedicadas exclusivamente a artista brasileiros.
A apresentação conta com a cantora Luísa Sonza, que é acompanhada pela argentina María Becerra e pela colombiana Juliana Velásquez.
A cerimônia principal do Grammy Latino em si começará às 22h (horário de Brasília) e é antecedida por uma hora de pré-show. No Brasil, a transmissão fica a cargo do canal BIS e do Globoplay.
A voz de “Envolver” e “Bellakeo” e Xande de Pilares são os únicos artistas nacionais que concorrem nas categorias gerais da premiação. Ela está indicada na categoria de Gravação do Ano com “Mil Veces” e Xande de Pilares briga pelo troféu de Álbum do Ano com “Xande canta Caetano”. Confira aqui todos os brasileiros indicados ao Grammy Latino deste ano.
Conheça a cantora brasileira de 16 anos indicada ao Grammy Latino