quinta-feira, julho 4, 2024
InícioGeralGramado e parte de Porto Alegre podem inundar

Gramado e parte de Porto Alegre podem inundar

Gramado e parte de Porto Alegre podem ser inundadas em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último domingo, 28 de abril. A Defesa Civil emitiu um alerta para os residentes dessas regiões e outras localidades que estão sob risco. 

Em PoA a inundação deve ocorrer na Zona Sul da cidade por causa da alta do Lago Guaíba —ocasionada pelas chuvas. Até às 20h30 desta quinta-feira, 2, atingiu níveis iguais à tragédia de novembro de 2023, em que alcançou 3 metros e 43 centímetros. A expectativa é que o nível da água suba ainda mais.

Pedro Camargo, hidrólogo da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, afirmou que o Lago Guaíba deve passar de 4 metros ainda na madrugada desta sexta-feira, 3, por causa das chuvas ainda previstas para a região.

“Nossas projeções ainda indicam que ele vai ultrapassar a cheia de 1941”, disse. Naquele ano, o lago chegou a marca de 4 metros e 76 centímetros. “O prognóstico é que atinja 5 metros ainda no final da tarde desta sexta-feira.”

O especialista destacou que as populações residentes da Zona Sul de Porto Alegre, Barra do Ribeiro, Guaíba, Eldorado do Sul e as Ilhas do Guaíba serão as mais atingidas. 

“A região que vai do aeroporto até aproximadamente o Shopping Barra Sul, possuem um sistema de contenção de cheias e, dessa forma, não serão atingidos de forma muito significativa”, acrescentou.

mapa-inundacao-lago-guaiba
Mapa completo de inundação pelo Rio Guaíba foi feito com base do nível histórico atingido em 1941, que deve ser batido nesta sexta-feira, 2 | Foto: Defesa Civil do RS

O governador Eduardo Leite destacou que 5 barragens do Rio Grande do Sul estão em estado de atenção pelas chuvas. Entre elas está Dam Blang, no Rio Caí, em São Francisco de Paula —também responsável pela geração de energia. 

Com a possibilidade de rompimento da barragem e consequentemente aumento do nível do Rio Caí, a Defesa Civil orientou a evacuação de 6 regiões. Entre elas, o ponto turístico de Gramado. 

“A Aneel está acompanhando para que o plano de ação de emergência seja aplicado e siga em curso. A agência tem um mapa das áreas que podem ser afetadas com inundação e os órgãos estão sendo informados”, sinalizou Leite. 

A Defesa Civil determinou que moradores de Gramado, São Francisco de Paula, Canela, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz evacuem suas casas sob risco de inundação. 



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui