O site de monitoramento de rotas aeronáuticas Flightradar24 divulgou nesta quinta-feira, 26, um gráfico que mostra principalmente a trajetória final do avião da Azerbaijan Airlines antes de cair no Cazaquistão. A imagem refere-se aos últimos 28 minutos de voo e sugere que o piloto fez um grande esforço para tentar pousar a aeronave.
A reportagem de Oeste ouviu o piloto de uma companhia aérea brasileira, que pediu anonimato. Ele disse que o avião perdeu a sua capacidade de navegabilidade. “Isso fica claro quando vemos o piloto fazendo manobras no sentido de tentar recompor uma trajetória favorável ao pouso.”
Piloto era experiente, e manobra evitou o pior
Segundo esse mesmo piloto, o comandante do avião, que caiu na última quarta-feira, 25, demonstrou ter grande experiência ao conseguir reduzir o impacto. “Mesmo com tantas dificuldades, a forma com que ele tentou pousar a aeronave foi determinante para que várias pessoas sobrevivessem.” No vídeo abaixo é possível perceber as tentativas de correção na rota do avião até ele se chocar com o solo e explodir.
Nesta sexta-feira, a Azerbaijan Airlines disse que os resultados preliminares mostraram que o avião da Embraer sofreu “interferência física e técnica externa”. Em razão das avarias na cauda do avião, suspeita-se principalmente de um ataque de forças russas, que teriam confundido a aeronave com drones ucranianos. A companhia confirmou a morte do comandante Igor Kshnyakin.
O piloto contava com mais de 15 mil horas de voo. A operadora lamentou, ainda, a morte de mais dois membros da tripulação: o primeiro-oficial Aleksandr Kalyaninov e a comissária de bordo Hokuma Alyieva. Ao todo, o avião transportava 67 pessoas, sendo que 39 morreram.