O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), estão promovendo uma série de reuniões de governança junto aos órgãos estaduais e com a consultoria da Falconi. O objetivo principal desses encontros é garantir que os compromissos do plano de gestão sejam cumpridos de forma eficiente, além de possibilitar ajustes estratégicos para o avanço dos projetos e obras do governo do estado.
As reuniões de nível 2 servem como preparação para as reuniões de nível 1. Nesses encontros, os órgãos apresentam os resultados relativos aos compromissos de gestão para o governador Rafael Fonteles. A partir daí, o chefe do Executivo estipula novas metas e diretrizes, direcionando as secretarias a cumprir objetivos até o próximo ciclo de N1.
Durante o ciclo anterior das reuniões de N2, o foco principal foi o planejamento e a capacidade das secretarias em executar os compromissos de forma eficaz. Identificar gargalos na execução e sugerir soluções também. Agora, no atual ciclo de N2, o foco se ampliou para a definição e melhoria dos indicadores de desempenho das secretarias, com ênfase em desagregar esses dados para acompanhar de forma mais detalhada os resultados das entregas.
Washington Bonfim, secretário de Planejamento, destaca a importância dessa metodologia para o bom desempenho da gestão. “Um dos pilares do governo é a agilidade na execução de projetos e obras dos órgãos estaduais. E é por meio desse acompanhamento que conseguiremos planejar os próximos passos, ajustando o que for necessário para alcançar os objetivos da gestão até 2026”, disse o gestor.
O principal ganho do ciclo atual de N2, em comparação ao anterior, é o amadurecimento das secretarias na apresentação de resultados de forma mais estruturada, utilizando indicadores específicos. Para o secretário, esse avanço traz um grande benefício, tanto para o governo quanto para a sociedade. “A capacidade das secretarias de apresentar seus resultados no formato de indicadores torna as reuniões mais objetivas e facilita a interpretação e o acompanhamento dos dados, o que é essencial para otimizar a gestão pública”, completou Bonfim.
Ivanovick Pinheiro, Superintendente Executivo da Secretaria de Governo, destaca a importância das reuniões de monitoramento. “As secretarias e órgãos têm a oportunidade de demonstrar o engajamento com a cultura de dados e a eficiência na entrega de metas e fases dos compromissos, além de contribuírem para a elaboração de índices e indicadores que aprimoram nosso acompanhamento,” afirmou.
Esse ciclo de monitoramento contínuo reflete o compromisso do governo com a transparência e a eficiência, buscando sempre aprimorar o processo de gestão e garantir que as metas estabelecidas sejam atingidas dentro dos prazos.