quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioPolíticaGoverno quer usar Luz Para Todos como referência para auxiliar inclusão energética...

Governo quer usar Luz Para Todos como referência para auxiliar inclusão energética mundial

O governo brasileiro quer usar o modelo do programa Luz Para Todos como referência para auxiliar outros países na inclusão energética.

A ideia está no plano de transição energética, assinado nesta quarta-feira (31), com a Agência Internacional de Energia (IEA).

Durante cerimônia de assinatura do plano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o Brasil tem potencial para ajudar outros países no combate à pobreza energética.

De acordo com Silveira, o governo brasileiro ainda entrou em contato com a Organização das Nações Unidas para tratar sobre o assunto.

“Com a nossa experiência, podemos ajudar as demais nações, para além da questão da transição energética, a combaterem a pobreza energética, se espelhando no nosso Luz para Todos”, afirmou.

Segundo o ministro, o Brasil recebeu um convite da ex-presidente Dilma Rousseff, que compõe o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), para auxiliar países africanos.

Durante o evento desta quarta, Silveira ainda disse que o programa Luz Para Todos deve ser finalizado até 2026, último ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para 2024, o Executivo prevê investir R$ 2,5 bilhões no programa. Os recursos serão financiados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Criado em 2003, o Luz Para Todos tem o objetivo de conceder o acesso à energia elétrica às residências rurais e urbanas que não possuem acesso ao serviço público de distribuição de energia.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui