Um decreto do governo federal estendeu para abril de 2025 a isenção de vistos para turistas da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos. O prazo para encerrar o benefício aos cidadãos desses países acabaria na quarta-feira 10. Contudo, uma ordem com a nova data foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 9.
De acordo com o Ministério do Turismo, o adiamento do início da cobrança do visto tem como objetivo completar a implementação do visto eletrônico, chamado e-Visa. O documento já está disponível no endereço eletrônico: https://brazil.vfsevisa.com.
A nova forma de solicitar o documento vai possibilitar, segundo o governo, a praticidade da emissão do documento 100% eletrônico. O turista é, portanto, dispensado de comparecer aos consulados brasileiros.
O setor do turismo é contra a exigência da documentação. Para os profissionais do segmento, a medida pode diminuir o volume de turistas vindo dessas nações.
Congresso contra pedido de visto
No Congresso, parlamentares buscam suspender o decreto do presidente Lula (PT) que quer voltar a exigir o visto. Deputados ameaçam votar em um Projeto de Decreto Legislativo (PDL).
Com o objetivo de alavancar o turismo do Brasil, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sustou, em 2019, a exigência de vistos para pessoas dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão
Para obedecer ao princípio da reciprocidade, apenas o governo japonês anunciou, em agosto de 2023, que iria retirar a exigência de visto para brasileiros em viagem ao país por até 90 dias.