Apesar da promessa de campanha, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não retomou nenhuma das 3,7 mil obras em escolas e creches, que estão paradas em todo o país.
Não há reformas, nem trabalhos nas construções, mesmo depois de o presidente anunciar, há quase um ano, seu plano para destravar os projetos.
O vídeo a seguir mostra Lula anunciando uma viagem ao Ceará, para retomar as obras que estão paradas. O vídeo foi publicado em maio de 2023.
Em Cerimônia de relançamento do programa Brasil Sorridente, @LulaOficial anuncia visita ao Ceará para a retomada de obras de 4 mil escolas, paradas pelo governo anterior. pic.twitter.com/8V6Xnbc0iY
— José Guimarães (@guimaraes13PT) May 8, 2023
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Ministério da Educação (MEC) não conseguiu fechar nenhum termo de compromisso com as prefeituras para permitir a retomada. Apesar disso, Lula tenta contornar a situação ao planejar eventos pelo país para inaugurações de escolas.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) afirmou, em nota, que a demora se deve à agilidade dos municípios, que têm de lidar com processos burocráticos. Além disso, o FNDE informa que 46 projetos, ou seja, 1%, estão prontos para a assinatura do novo termo com o governo federal.
Um dos Estados que sofre com a demora da agilidade para a retomada das obras é o Ceará, que foi governado pelo atual titular do MEC, Camilo Santana, de 2015 a 2022.
Ao todo, soma-se cerca de 1,6 mil municípios que têm obras que foram abandonadas pelo governo.
Seis em cada dez obras paradas são de construções de escolas. Mas também há quadras de esportes e ampliações de salas de aula. Se os trabalhos forem retomados, cerca de 741 mil alunos serão beneficiados, segundo informações da Folha.