O governo federal publicou, nesta terça-feira, 9, um edital para a construção de um novo heliponto ao lado do Palácio do Planalto. A obra está orçada em quase R$ 1 milhão. Além disso, a estrutura estará preparada para receber carros voadores.
O antigo campo de pouso de helicópteros será totalmente reformado para receber aeronaves maiores e mais potentes. Isso vai facilitar os deslocamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja.
Sobre os futuros carros voadores, essa observação consta em despacho de Sandro Bernardon, coordenador-geral de Transporte Aéreo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele afirmou que, futuramente, Lula poderá fazer uso desses veículos.
“Sobre o assunto, participo dele com a finalidade de adequar o heliponto não somente aos modelos de helicópteros disponíveis atualmente, mas aos futuros vetores que poderão ser utilizados para o transporte do senhor presidente da República”, afirmou Bernardon, em seu despacho de maio de 2023.
O heliponto, anunciado pelo governo Lula, vai ocupar uma área de 412 metros quadrados
O novo heliponto ocupará uma área de 412 metros quadrados. O local de pouso vai comportar aeronaves de até 15 metros de comprimento.
Além disso, a nova estrutura de aterrissagem vai suportar veículos de até cinco toneladas.
No setor aéreo, os carros voadores são chamados, de forma técnica, de eVTOLs. A Embraer já tem encomendas para esse modelo. O mercado desses carros voadores promete um lançamento comercial em 2025.