domingo, novembro 24, 2024
InícioDestaqueGoverno Lula suspende publicidade no Twitter/X

Governo Lula suspende publicidade no Twitter/X

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu, nesta sexta-feira, 12, a formalização de novos contratos de publicidade no Twitter/X. A decisão ocorre depois de o dono da plataforma, o empresário Elon Musk, tecer críticas públicas ao petista e ao Poder Judiciário brasileiro.

O governo sustenta que a suspensão foi baseada em uma norma da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Tal regra, segundo o Executivo, restringe a veiculação de anúncios governamentais em canais que promovem “desinformações”.

A suspensão não tem prazo para terminar. A medida estará vigente até que o Palácio do Planalto decida sobre um possível embargo permanente à plataforma de Musk.

De janeiro a abril deste ano, o governo Lula destinou R$ 654 mil aos cofres da rede social Twitter/X. Os valores foram usados para impulsionar “publicações de utilidade pública” e ações de comunicação institucional.

Os gastos foram realizados por seis ministérios e pela Presidência da República. As pastas firmaram 95 contratos, de acordo com os dados disponíveis no Portal da Transparência.

A Secom foi a recordista de repasses à rede social de Musk. Foram destinados mais de R$ 263 mil à plataforma por meio de 37 contratos desde o início do governo Lula, em janeiro do ano passado.

Lula: sem novas publicidades no Twitter/X e estreia em outra rede social

Também nesta sexta, Lula publicou pela primeira vez na rede social BlueSky. Logo depois da criação da conta, o presidente da República fez a primeira publicação no perfil sobre a visita dele a uma planta frigorífica em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, que recebeu licença para exportar produtos para a China. O petista manteve ativa sua conta no X.

 

Leia mais

 

Diante da revelação feita pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger em 3 de abril, o dono do Twitter passou a chamar o ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, de “ditador”. Ainda acordo com Musk, o magistrado tem Lula “na coleira”.

No sábado 6, Musk utilizou a sua rede social para acusar Moraes de infringir a Constituição brasileira e promover a censura em decisões judiciais. Além do Twitter/X e da montadora de carros elétricos Tesla, o empresário é dono da startup de foguetes SpaceX, que pretende levar astronautas para a Lua em parceria com a Nasa.

No domingo 7, Musk disse que Moraes deveria renunciar ou sofrer um impeachment. Em resposta, o ministro incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais por “dolosa instrumentalização” do X.

Lula reagiu às críticas de Musk e alfinetou o empresário indiretamente em dois eventos do governo federal. Na terça-feira 9, o petista disse que o dono do Twitter/X deveria usar o seu dinheiro para “ajudar a preservar” o meio ambiente. Na quarta-feira 10, o presidente da República chamou o bilionário de “empresário americano que nunca produziu um pé de capim” no Brasil.


 

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui