domingo, julho 7, 2024
InícioPolítica'Governo Lula quer punir até quem publica receita de suco', diz colunista...

‘Governo Lula quer punir até quem publica receita de suco’, diz colunista do Estadão

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, recebeu instruções do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para combater a propagação de “informações falsas” sobre as medidas de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Para o colunista Francisco Leali, do jornal O Estado de S. Paulo, tal medida “cumpre seu papel político de o Executivo mostrar-se intolerante e duro contra quem aposta no caos”. O jornalista pondera, no entanto, que “elevar o grau para considerar postagens crime pode ser um presente para a turma que deixou o poder e precisa manter aceso o embate polarizado”.

Um documento do Palácio do Planalto ordenou que a Polícia Federal investigasse indivíduos e perfis em redes sociais que disseminam o que o governo Lula considera “narrativas desinformativas e criminosas”. Uma lista com 11 alvos foi entregue à PF, o que desafiou a instituição a verificar a gravidade das acusações.

O perfil dos investigados pelo governo Lula

Entre os investigados está o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que criticou a lentidão da resposta governamental às enchentes. Outro caso mencionado é o de um perfil anônimo que descreveu a tragédia como uma “calamidade orquestrada” para impor “medidas de controle social”.

A lista de alvos do governo Lula também menciona um perfil com publicações de vídeos militares que, além de postar sobre o conflito na Ucrânia, publicou uma mensagem, agora deletada, que fazia uma sátira das enchentes. Nas publicações, comparou veículos militares a submarinos. Outros alvos incluem perfis que duvidaram da eficácia do auxílio das Forças Armadas ao Estado.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui