domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaGoverno Lula inclui MST em equipe para elaborar o Plano Safra

Governo Lula inclui MST em equipe para elaborar o Plano Safra

Na contramão das votações recentes no Congresso Nacional, que buscam limitar a influência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o grupo invasor de terras para integrar a equipe que elaborará o Plano Safra da Agricultura Familiar (Pronaf) do ciclo 2024/2025. O programa deve disponibilizar mais de R$ 70 bilhões para pequenos agricultores.

Na última terça-feira, 28, o Congresso derrubou um veto presidencial que proibia a União de financiar invasões de propriedades rurais privadas. “Por mais que o MST cometa toda sorte de crimes e irregularidades, jamais o PT irá se afastar ou punir o movimento”, criticou o deputado Luciano Zucco (PL-RS). Ele é o presidente da Frente Parlamentar Mista Invasão Zero.

Há duas semanas, a Câmara aprovou um projeto de lei que impede invasores de terra de participarem de programas assistenciais como o Minha Casa, Minha Vida. A matéria ainda será analisada pelo Senado.

Durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro, o MST enfrentou dificuldades. O movimento estima que 70% de seus integrantes não tiveram acesso ao Pronaf devido a questões burocráticas e baixa capilaridade.

No terceiro mandato de Lula, o crédito do Pronaf aumentou 34% em comparação ao período 2022-2023. Além do movimento invasor de terras, o governo petista beneficiou indígenas e quilombolas.

Governo Lula tenta justificar inclusão do MST no grupo responsável pelo Plano Safra

1 - deputado federal do mst - valmir assunção - pt da bahia
Valmir Assunção é militante do MST e deputado federal eleito pelo PT da Bahia | Foto: Reprodução/MST

Por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que está sob comando do petista Paulo Teixeira, o governo Lula tentou justificar a inclusão do MST no grupo que formatará as políticas do Plano Safra para a agricultura familiar. A pasta destacou a “relevância das organizações representativas”. Além dos invasores de terras, a equipe que vai elaborar o próximo Pronaf contará com cooperativas que atuam no setor agropecuário.

Leia mais

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui