quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaGoverno Lula firma acordo com Ibama para encerrar greve

Governo Lula firma acordo com Ibama para encerrar greve

O governo Lula anunciou, na segunda-feira 12, a assinatura de um acordo de reajustes salariais e mudanças nas carreiras de funcionários do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O acordo visa a encerrar a greve da categoria, que teve início no mês passado e foi parcialmente suspensa por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Este é o 30º acordo assinado entre o governo e servidores públicos desde 2023.

O tratado abrange os cargos da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, o Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama (PECMA), além dos Quadros de Pessoal do MMA, Ibama e ICMBio. A reestruturação das carreiras inclui a ampliação das tabelas remuneratórias e a criação de um grupo de trabalho para avaliar indenizações e adicionais salariais.

Em nota, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) expressou decepção com o acordo, afirmando que ele não reflete a vontade dos servidores. De acordo com a Ascema, o acordo foi aceito pelos servidores para evitar prejuízos maiores, mas a mobilização continuará, especialmente com a aproximação da COP30 em 2025.

Governo Lula vai compensar dias de greve

Fachada do prédio do Ibama
Mesmo com a ordem para os funcionários voltarem ao trabalho, a legalidade da greve não foi analisada pelo ministro Fernandes | Foto: Reprodução/gov.br

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que homologará a compensação e a reposição salarial dos dias parados durante a greve, conforme acordado entre os servidores, o MMA e as autarquias e empresas vinculadas, como Ibama, ICMBio e Serviço Florestal.

Até o fim da semana, espera-se a efetivação de um novo acordo sobre esses pontos, incluindo a devolução dos salários cortados durante a paralisação.

A Ascema Nacional também anunciou que convocará urgentemente o conselho de entidades para deliberar sobre o fim da greve e os próximos passos do movimento.

Segundo o MGI, a reestruturação acordada prevê a ampliação da tabela remuneratória dos cargos de nível superior da carreira de especialista em meio ambiente, passando de 13 para 20 padrões, com dois novos padrões no final e cinco na classe inicial.

Os servidores serão reposicionados dois padrões acima do atual a partir de janeiro de 2025, além da valorização do vencimento básico e incremento da Gratificação de Qualificação (GQ).

Os cargos de nível intermediário também terão ampliação da tabela remuneratória, passando de 15 para 20 padrões, com dois novos padrões no final e três na classe inicial, além do reposicionamento e valorização salarial mencionados.

O acordo inclui ainda a criação de um grupo de trabalho com participação do MGI e do MMA para avaliar o enquadramento das carreiras nos requisitos legais para indenização dos servidores em áreas de fronteira e a possível criação de um adicional salarial por atuação em áreas de risco.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui