Diversos artistas, fazedores de cultura, esportistas, lideranças comunitárias, ambientais e empreendedores sociais participaram, na tarde desta quarta-feira (27), do workshop Elaboração de Projetos de Patrocínios para o Governo Federal, promovido pelo Governo Federal, através da Coordenação de Patrocínios da Secom/PR, em Teresina. O evento teve o objetivo principal de democratizar o acesso aos editais que buscam fomentar as atividades culturais, esportivas e sociais em todo o país.
O workshop teve a participação de Ana Fraga, coordenadora geral de patrocínios do Governo Federal, e do membro do Conselho de Patrocínios do Governo Federal e chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Allisson Bacelar.
“Essa é uma forma que a Secom e o Governo Federal têm de alinhar as nossas estratégias de governo com a sociedade. Há um momento de escuta, de troca de experiências, da transparência para o nosso processo de patrocínio, explicar como funciona essa ferramenta tão importante de marketing e de comunicação. Então, é uma forma de aproximar as nossas ideias, trazer de forma mais simples, transparente e de fácil acesso para a comunidade, que ela entenda e tenha acesso mais fácil, rápido e saiba os caminhos para conseguir patrocínio”, explicou Ana Fraga.
Carlos Ramalho, um dos coordenadores do evento, foi quem detalhou para os presentes os caminhos para a construção de um projeto de captação de patrocínio com maiores chances de aprovação. “São princípios elementares essenciais, como o resumo executivo, onde você vai descrever rapidamente qual é o seu projeto, os objetivos e metas que esse projeto tem que tentar alcançar, a efinição do público-alvo, o segmento que você quer alcançar, localidades, a questão geográfica. Então, toda essa caracterização é muito importante, porque a estatal vai verificar se esse público-alvo está de acordo com os objetivos estratégicos dela, se é de interesse dela”, exemplificou.
Entre os participantes está o diretor da quadrilha junina Luar do São João, Ramon Patrese, que considera a valiosa a abertura do Governo Federal a grupos que fomentam a cultura para o acesso a esse tipo de patrocínio. “A gente está conhecendo um pouco como é que funcionam os projetos culturais para ter acesso a esses recursos que são investidos no processo da cultura junina, na confecção de figurinos, na confecção de cenários, e beneficiões jovens da nossa Teresina. São mais de 200 jovens na Luar do São João, e, através desses recursos, a quadrilha também circula o Nordeste inteiro, com as suas apresentações, sendo hoje a quadrilha junina campeã da região inteira. Nós estávamos nessa busca desses recursos que vai em 2025, mais uma vez encantar os amantes da cultura junina”, afirmou.
Para Francisco Pelet, da Associação Cultural Grupo Harém de Teatro, é importante que as entidades que promovem cultura no Estado possam ter cada vez mais acesso às leis de incentivo. “Eu acho importante as instituições terem o saber de como acessar esses recursos. Esses encontros de integração e de informação para essas entidades, sejam elas culturais, esportivas e sociais,
terem informações para acessar esses recursos através dessas empresas estatais que patrocinam através do Governo Federal”, destacou.