domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralgoverno faz mudanças em edital

governo faz mudanças em edital

O governo federal anunciou mudanças nos editais do Concurso Nacional Unificado (CNU), alterando regras para comprovação de diplomas e experiências. Os candidatos devem enviar documentos até o dia 10, respeitando as novas diretrizes do concurso.

A prova de títulos foi adicionada a todas as vagas do Bloco oito – Nível Intermediário, o que agora inclui o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE. Os candidatos devem entregar documentação dentro do prazo.

Para o cargo de Analista de Infraestrutura do MGI, especialidade em geociências, os critérios para pontuação de experiência profissional foram especificados. Agora, a experiência prática também será avaliada na prova de títulos.

As notas finais da prova objetiva e as preliminares da discursiva serão divulgadas no dia 8. Nesta data, os candidatos aprovados serão convocados para enviar documentos para a prova de títulos entre os dias 9 e 10.

Exigências para comprovação de diplomas

Diplomas precisam ter comprovação do MEC | Foto: Gül Işık/Pexels
Diplomas precisam ter comprovação do MEC | Foto: Gül Işık/Pexels

Doutorado e mestrado devem ser comprovados com imagens do original ou cópias autenticadas. Tais diplomas precisam ser de instituições reconhecidas pelo MEC. Diplomas estrangeiros exigem revalidação e tradução juramentada no Brasil.

Certificados de cursos lato sensu devem ter carga horária mínima de 360 horas e registro autêntico. As mudanças podem ser conferidas no edital retificado, disponível para consulta dos candidatos.

Para comprovar experiência profissional, candidatos de empresas privadas ou públicas devem enviar carteira de trabalho e contratos. Autônomos e MEIs precisam apresentar recibos e contratos detalhando serviços.

Na pontuação de experiência profissional, cada ano trabalhado vale 0,5 ponto, com um máximo de 20 anos, totalizando até dez pontos. Isso mostra a valorização da prática profissional no concurso.

Requisitos para trabalhos acadêmicos e científicos

Artigos e trabalhos científicos devem ter catalogação ISBN ou ISSN. Relatórios técnicos e teses precisam de imagens da capa, contracapa e índice. Preceptoria e orientação requerem documentos de instituições de ensino superior.

No Bloco oito – Nível Intermediário, a prova de títulos tem peso de 10%. Nos outros blocos, pode variar entre 5% e 10%, ou nem ser considerado. Detalhes sobre pontuação estão no Anexo VI dos editais no site do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Cronograma do concurso

  • 8 de outubro – Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 8 e 9 de outubro – Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva;
  • 8 de outubro – Convocação para o envio de títulos;
  • 9 e 10 de outubro – Envio dos títulos;
  • 17 de outubro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para a verificação da condição dos candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros e indígenas (apenas para os cargos da Funai);
  • 17 a 25 de outubro – Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência;
  • 2 e 3 de novembro – Verificação da condição dos candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros e confirmação da condição dos candidatos que concorrem às vagas reservadas para indígenas;
  • 4 de novembro – Resultado preliminar da avaliação de títulos;
  • 4 e 5 de novembro – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos;
  • 13 de novembro – Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade das autodeclarações dos candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros e indígenas, além da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
  • 13 e 14 de novembro – Prazo para apresentar recursos sobre os resultados preliminares da avaliação das autodeclarações dos candidatos às vagas reservadas para negros e indígenas, e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
  • 19 de novembro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos;
  • 21 de novembro – Previsão de divulgação dos resultados finais;
  • Janeiro 2025 – Início da convocação para posse e cursos de formação.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui