Criada em janeiro de 2023 pelo Governo do Piauí para aproximar mais ainda o Estado da sociedade civil, a Secretaria de Relações Sociais (Seres) tem superado as expectativas. A Seres já atendeu cerca de 1.300 entidades da sociedade civil, entre movimentos sociais, ONGs, cooperativas, associações comunitárias, fóruns, comitês, conselhos de políticas públicas, federações, sindicatos e associações de classe.
Além de buscar melhorar o diálogo com as entidades, a Secretaria responde às demandas relacionadas à logística, apoio material e articulando com as demais secretarias parceiras do Governo do Estado para viabilizar direitos, fortalecer a participação cidadã e ampliar o acesso às políticas públicas.
O balanço da atuação da Seres foi apresentado, nesta semana, durante reunião de monitoramento das ações do Governo do Estado. O encontro teve a participação ainda das equipes da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Governo (Segov) e da consultoria Falconi.
A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, enfatizou a importância do trabalho realizado pela pasta, destacando o diálogo permanente com os movimentos sociais, sindicatos e conselhos. “Atendemos tanto demandas coletivas quanto específicas que a sociedade civil leva ao Governo do Estado, seja sobre políticas públicas, logística de eventos, conferências ou reuniões importantes organizadas por esses grupos”, disse ela. Desde 2023, por exemplo, a Seres já mediou 62 situações de conflito.
A Secretaria coordena ainda a Mesa de Negociação Permanente (MEP) com servidores públicos, na qual são realizadas várias reuniões ao longo do ano com 47 entidades sindicais. “Nós coordenamos essa mesa com o secretário Samuel Nascimento (da Secretaria de Administração). Antes de cada reunião da MEP, atendemos os sindicatos, tanto em encontros específicos dentro da secretaria quanto em reuniões voltadas para temas específicos”, explicou Núbia Lopes.
Entidades, sindicatos, associações e comunidade em geral que precisam entrar em contato com a Seres podem fazê-lo por meio do telefone (WhatsApp) 86 99946-0644, de 8h às 13h30, do e-mail [email protected] e também do Instagram @serespiaui.
Reuniões N2
As reuniões de monitoramento se chamam N2 e fazem parte do ciclo de gestão de metas estabelecido pela gestão do governador Rafael Fonteles, visando uma revisão detalhada dos progressos e dos desafios encontrados na execução das metas pré-definidas.
As reuniões de N2 são preparatórias para os encontros com o chefe do Executivo, onde se discutem as metas alcançadas e se traçam novas diretrizes em diversas áreas do governo, como desenvolvimento econômico, social e ambiental. A expectativa é que esses encontros promovam uma gestão mais integrada e responsiva às necessidades da população do Estado.