quarta-feira, setembro 11, 2024
InícioGeralgoverno divulga relatos de pilotos brasileiros

governo divulga relatos de pilotos brasileiros

Nesta semana, o Arquivo Nacional tornou públicos novos relatos de pilotos brasileiros sobre avistamentos de objetos voadores não identificados (óvnis). O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu e divulgou esses relatos.

No ano passado, foram aproximadamente 30 registros. A maioria dos relatos ocorreu na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em uma das descrições, datada em 7 de fevereiro, um piloto avistou, por volta das 3h da manhã, uma luz vermelha e verde em forma circular em Navegantes, litoral de Santa Catarina. O objeto voava “dez vezes mais rápido que um avião comercial”.

“O piloto relatou que esta ocorrência assemelha-se a outros episódios ocorridos em outubro de 2022, no mesmo setor e já reportados”, informa o documento obtido pela emissora CNN Brasil.

Em 20 de abril, outro piloto relatou ter visto um óvni parado próximo ao Aeroporto de Porto Alegre, às 21h30. O objeto era branco e alaranjado e variava de tamanho. “Nesta semana, o observador relata ser o quarto dia que observa tal objeto”, diz o registro do Cindacta.

Outro relato, em 21 de janeiro, descreve a visão de quatro a cinco objetos com luzes brancas intermitentes. O óvni sobrevoava a cidade paulista de Ilha Comprida. “No mínimo 8 mach, oito vezes a velocidade do som”, informa registro.

Em 5 de fevereiro, um piloto que voava de Belo Horizonte a Porto Alegre avistou de cinco a seis objetos próximos ao Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha. Os objetos voavam “três ou quatro vezes a velocidade do som”.

Óvni em Brasília

Em abril, um piloto que fazia a rota de Brasília a Marabá (PA) viu uma “luz amarela esbranquiçada, como se fosse um farol de pouso de avião, girando no sentido anti-horário”. Outro piloto, em 23 de agosto de 2023, viu dois objetos em forma de estrela ao sobrevoar Belém. Ele tentou filmar, mas os objetos não apareceram nos vídeos.

A FAB informou que transferiu todos os documentos, vídeos, fotografias e relatos sobre fenômenos aéreos não identificados para o Arquivo Nacional.

“O Comando da Aeronáutica informa que não realiza estudos e análises acerca do tema”, informou à CNN Brasil. “Apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional.”

Leia também:

A Azul Linhas Aéreas comunicou que seus tripulantes seguem rigorosos protocolos de segurança. Eles reportam qualquer eventualidade ao controle de tráfego aéreo para investigação. A companhia Latam afirmou que seus tripulantes são treinados para reportar imediatamente qualquer eventualidade ao controle de tráfego aéreo e seguem altos padrões de segurança.

Segundo o Arquivo Nacional, o primeiro registro oficial de avistamento de óvni no Brasil é de 1952, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Até hoje, quase mil registros relacionados a óvnis foram feitos no país. Os objetos podem ser drones, estrelas, satélites, balões meteorológicos ou fenômenos naturais.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui