O governo de São Paulo implantou, na primeira semana de agosto, totens de monitoramento no centro da capital. A ação faz parte de um projeto-piloto para revitalizar a região.
Os totens de segurança foram instalados na Rua 25 de Março, na Praça da República, na esquina das ruas General Couto Magalhães e dos Protestantes e no entorno da região da Luz, próximo da cracolândia.
Os equipamentos permitem contato direto com centrais de controle e forças de segurança, que integram as ações do governo paulista.
Uso de tecnologia com totens na segurança pública
Os totens têm 4 metros de altura e estão estrategicamente posicionados. Eles incluem botões de emergência para acionar a Polícia Militar, sistemas de comunicação para enviar alertas, câmeras de monitoramento e leitores de placas, entre outros dispositivos.
O governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ressaltou a importância de usar a tecnologia para melhorar a segurança pública, junto de policiamento ostensivo e apoio a dependentes químicos. “O objetivo é combater a criminalidade e revitalizar a região central de São Paulo”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que os totens devem fortalecer as atividades de policiamento e patrulhamento na área. Os equipamentos fornecem informações para o combate à criminalidade.