O governo de São Paulo enviou uma equipe da Defesa Civil do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira, 1°, para auxiliar a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Composto de agentes da Defesa Civil e de um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o grupo tem como destino inicial o município de Lajeado, próximo ao Rio Taquari.
O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica nos últimos dias, com chuvas que resultaram em enchentes. O temporal causou dez mortes, 11 feridos e deixou 21 pessoas desparecidas e desalojadas. Os acumulados de chuva ultrapassaram 300 milímetros em 24 horas.
De acordo com o governo do Estado paulista, os profissionais possuem conhecimento na avaliação de desastres naturais e vão apoiar as autoridades locais na gestão da crise. A ajuda inclui a coordenação de abrigos de emergência, logística humanitária e análise de dados climáticos.
A gestão também destaca o compromisso com a colaboração entre os Estados e se coloca à disposição para ampliar o suporte técnico e humanitário caso as condições climáticas e se agravem nos próximos dias.
Mais de cem cidades gaúchas registraram danos e ocorrências por causa das enchentes. São pelo menos 47 trechos de estradas com bloqueio.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ajuda imediata ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira 30, em seu perfil no Twitter/X.
O auxílio seria para resgatar “centenas de pessoas” que foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
“Presidente Lula, por favor, envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o Rio Grande do Sul”, reforçou o governador. “Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias.”
FAB presta apoio no resgate aos atingidos pelas enchentes no RS
Em comunicado, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada na terça-feira para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes na região de Santa Maria.
A corporação “coloca à disposição” dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa).