sábado, novembro 23, 2024
InícioGeralGoverno de SP envia agentes da Defesa Civil para apoiar RS em...

Governo de SP envia agentes da Defesa Civil para apoiar RS em crise de enchentes

O governo de São Paulo enviou uma equipe da Defesa Civil do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira, 1°, para auxiliar a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Composto de agentes da Defesa Civil e de um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o grupo tem como destino inicial o município de Lajeado, próximo ao Rio Taquari.

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica nos últimos dias, com chuvas que resultaram em enchentes. O temporal causou dez mortes, 11 feridos e deixou 21 pessoas desparecidas e desalojadas. Os acumulados de chuva ultrapassaram 300 milímetros em 24 horas.

De acordo com o governo do Estado paulista, os profissionais possuem conhecimento na avaliação de desastres naturais e vão apoiar as autoridades locais na gestão da crise. A ajuda inclui a coordenação de abrigos de emergência, logística humanitária e análise de dados climáticos.

A gestão também destaca o compromisso com a colaboração entre os Estados e se coloca à disposição para ampliar o suporte técnico e humanitário caso as condições climáticas e se agravem nos próximos dias.

Mais de cem cidades gaúchas registraram danos e ocorrências por causa das enchentes. São pelo menos 47 trechos de estradas com bloqueio.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ajuda imediata ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira 30, em seu perfil no Twitter/X.

O auxílio seria para resgatar “centenas de pessoas” que foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

“Presidente Lula, por favor, envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o Rio Grande do Sul”, reforçou o governador. “Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias.”

FAB presta apoio no resgate aos atingidos pelas enchentes no RS

Em comunicado, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada na terça-feira para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes na região de Santa Maria.

A corporação “coloca à disposição” dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa).



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui