O Ministério do Esporte enviou nessa sexta-feira (10) um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2024. O documento é endereçado ao Presidente da entidade Ednaldo Rodrigues.
“Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento, concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado” cita um trecho do ofício.
No documento assinado pelo ministro André Fufuca, não sugere data ou por quanto tempo o campeonato deve ficar parado. Mas em entrevista à CNN, o ministro afirmou que a solicitação do Governo seria para as séries A,B,C e D e tanto do masculino quanto do Feminino.
“Eu acho que deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário de um lado e esportivo também. Parar por duas semanas seria razoável” afirmou o ministro.
Fufuca também informou que o ministério está aberto para dialogar e encontrar um caminho conjunto.
A CBF já tinha confirmado, na última terça-feira (7), o adiamento das partidas envolvendo clubes gaúchos por todas as competições nacionais, incluindo três das quatro divisões do Campeonato Brasileiro masculino, feminino e Sub-20, além da Copa do Brasil.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou no início da tarde de hoje que o número de mortes subiu para 116 pessoas. Ainda estão desaparecidos 143. O total de desalojados é de 337.346 pessoas.
Senhor Presidente,
- 2. Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento,
concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado. - 4. Assim, em razão de tão fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul desde o dia 29/04/2024 e, sendo de amplo
conhecimento no Estado Brasileiro a tragédia que se instaura naquele estado da Federação, entende-se também que todo o País está envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região. - 5. Por todo o exposto, estas são as razões da presente solicitação, para que seja paralisado do Campeonato Brasileiro de Futebol
deste ano de 2024.
Atenciosamente,
ANDRÉ LUIZ CARVALHO RIBEIRO
Ministro de Estado do Esporte