O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (7), o projeto-piloto do “Defesa Civil Alerta”, um inovador sistema de alertas de desastres no Brasil. O sistema foi desenvolvido em parceria entre os ministérios das Comunicações (MCom) e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), além da Anatel e quatro grandes operadoras de telefonia.
O funcionamento do sistema envolve o uso da rede de telefonia celular para enviar alertas sonoros e vibratórios que se sobressaem a qualquer conteúdo na tela, mesmo em celulares no modo silencioso.
A partir do dia 10 de agosto, o sistema será testado por 30 dias em 11 municípios:
- Roca Sales (RS)
- Muçum (RS)
- Blumenau (SC)
- Gaspar (SC)
- Morretes (PR)
- União da Vitória (PR)
- São Sebastião (SP)
- Cachoeiro do Itapemirim (ES)
- Indianópolis (MG)
- Petrópolis (RJ)
- Angra dos Reis (RJ)
Após o período de testes, o sistema será expandido gradativamente para todo o país.
A gente está aqui anunciando o início dos testes que acontecerão durante um mês. Depois a gente vai poder anunciar a implementação do sistema em todo o País, que será gradativo. É um sistema moderno, ágil. Devemos nos valer de todas as possibilidades de preparar as pessoas para lidar com a situação de risco, seja físico ou patrimonial.
Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional
Detalhes da tecnologia do Defesa Civil Alerta
O “Defesa Civil Alerta” complementa outras ferramentas de alertas de emergência já utilizadas no Brasil, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
Utilizando o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular, conhecido internacionalmente como alerta de emergência sem fio, o novo sistema envia mensagens de texto para os celulares em áreas de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, além de desastres causados pelo homem.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, explicou os cinco eixos da Defesa Civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. O “Defesa Civil Alerta” está inserido no eixo de preparação, que envolve a criação de sistemas de alerta e alarme para evitar a perda de vidas e minimizar danos econômicos, ambientais e sociais.
Funcionamento do sistema
A população não precisará realizar nenhum tipo de cadastro. Os alertas são emitidos em tempo real pelas Defesas Civis competentes dos municípios e estados para todos os celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G.
As mensagens de alerta aparecerão sobrepostas ao conteúdo que estiver sendo acessado no celular, e, dependendo da gravidade, será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene.
A conselheira da Anatel, Cristiana Camarate, destacou que a implementação do sistema foi possível graças à parceria entre Anatel, Cenad, ministérios e operadoras de telefonia (Claro, TIM, VIVO e Algar Telecom).
A tecnologia segue os melhores padrões internacionais, como os utilizados nos Estados Unidos e Japão, e visa garantir agilidade em momentos cruciais de desastres, onde a rapidez do comunicado pode significar a diferença entre a vida e a morte.
Impacto e exportação da tecnologia
O ministro Paulo Pimenta destacou a possibilidade de exportação da tecnologia para outros países da América do Sul e América Latina, que também enfrentam realidades similares de desastres naturais.
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, reforçou a importância da inovação para a segurança da população, mencionando que a rapidez na comunicação de desastres é crucial.
Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC)
O novo sistema será acompanhado do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), que estabelecerá orientações e estratégias de atuação da Defesa Civil até o ano de 2040. Este plano será entregue à sociedade brasileira antes da reunião da cúpula do G20 pelo presidente Lula.