O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, garantiu que haverá fornecimento de energia elétrica nos locais de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Paulo.
Ainda de acordo com o ministério, nos locais em que a rede energia não for restabelecida por meio do sistema de distribuição, as concessionárias deverão alocar geradores para garantir o atendimento do local de prova.
Na sexta-feira (3) um forte temporal atingiu a Grande São Paulo e deixou ao menos seis mortos, de acordo com a Defesa Civil do estado.
A chuva também causou danos a rede elétrica da cidade, há relatos de imóveis no Morumbi, City América e Vila Romana que estão sem luz há mais de 20 horas.
A declaração de Silveira foi dada a partir do trabalho de coordenação junto às distribuidoras de energia, após as que afetaram São Paulo. Neste sábado (4), o ministro também determinou abertura de sala de situação para acompanhamento do fornecimento de energia elétrica no estado.
Segundo o ministro, a pasta já havia solicitado, em planejamento prévio, que todas as distribuidoras organizassem planos de contingência para a garantia do fornecimento de energia elétrica nas datas de realização do ENEM 2023.
Em nota, o ministério afirmou já ter identificado todas as áreas com falta de energia e está atuando para resolver o problema e que cerca de 90% do serviço de distribuição de energia em São Paulo já funciona normalmente.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – instituição responsável pelo Enem – afirmou que monitora a situação climática em todo o país, inclusive os impactos causados pelas fortes chuvas em São Paulo.
“As coordenações estaduais, municipais e de locais de prova contratadas pelo Cebraspe, instituição responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, estão mobilizadas para tomar as providências necessárias a fim de garantir a aplicação neste domingo, 5 de novembro”, complementa a nota do INEP.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 será aplicado nos próximos dois domingos — dia 5 e 12 de novembro. Nesta edição, conta com mais de 3,9 milhões de candidatos inscritos. No primeiro dia de exame, em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.
Compartilhe: