O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (1º), o repasse de R$ 10 bilhões para o Fundo Clima, que é administrado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e se constitui em um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente com a finalidade de garantir recursos para apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que tenham como objetivo a mitigação das mudanças climáticas.
O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Esse investimento será para para os produtos e ações para o meio ambiente. Há uma demanda muito grande para projetos sustentáveis
Marina Silva
A taxa de juros média para o empréstimo do fundo será de 6,15%, mas, no caso de projetos de restauro florestal, ela ficará em 1%. O empréstimo pode ser solicitado por empresas e prefeituras.
Os recursos para o fundo vieram da captação feita pelo Ministério da Fazenda, em 2023, a partir da emissão de US$ 2 bilhões em títulos soberanos sustentáveis no mercado internacional, segundo o BNDES.
“Estamos colocando, no centro do governo, a emergência climática”, disse o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante. “Tivemos em 2023 o ano mais quente, e esse já está mais quente, é muito importante essa visão estruturante para enfrente esse assunto”.
Compartilhe: