quinta-feira, julho 4, 2024
InícioPolíticaGoverno aceitou cronograma para emendas, mas demora provoca irritação na base, diz...

Governo aceitou cronograma para emendas, mas demora provoca irritação na base, diz fonte

Em uma reunião realizada ainda no início do mês na Secretaria de Relações Institucionais antes do Carnaval, o governo indicou que estaria disposto a aceitar a ideia de fixar um cronograma de liberação de emendas parlamentares, disse à CNN um líder envolvido diretamente nas negociações.

A medida é parte do esforço para tentar acalmar as insatisfações no Congresso após o veto do presidente que cortou mais de R$ 5,6 bilhões nas chamadas emendas de comissão.

Até agora, entretanto, a articulação política ainda não apresentou um roteiro concreto nem mesmo aos líderes mais próximos de Lula, contribuindo para alimentar o clima de insatisfação na base.

“Garantiram que esse cronograma seria apresentado e até agora nada. Se a Secretaria de Relações Institucionais fica parada, fica difícil resolver esse impasse”, disse a fonte à CNN.

A crise sobre as emendas parlamentares será o principal foco das negociações do governo com o Congresso nos próximos dias.

Como informou mais cedo a CNN, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comprometeu-se a ajudar o governo a acalmar os ânimos na Casa, após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes do feriado.

A definição de um cronograma de emendas é uma das principais cobranças do Congresso e chegou a ser incluído na lei orçamentária deste ano, pelo relator Danilo Forte (União-CE).

Os parlamentares querem reduzir a capacidade do governo de utilizar as emendas para negociar no varejo a aprovação de projetos estratégicos para o Planalto com base na liberação das emendas parlamentares. A ideia foi vetada pelo presidente, aumentando ainda mais a insatisfação dos congressistas.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui