Na tarde desta terça-feira (17), o governador Rafael Fonteles entregou mais de 400 registros de imóveis à população de Floresta do Piauí, a 372 quilômetros de Teresina. Com a ação, promovida através do Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe), o município se tornou o terceiro no Piauí a ter 100% do perímetro urbano regularizado.
Durante a solenidade de entrega, realizada na Escola Municipal João Rodrigues de Santana, o governador falou da relevância do esforço envolvendo Governo do Estado e Tribunal de Justiça, para atender a população. “Um momento emocionante a entrega destes títulos de propriedade aqui no município de Floresta do Piauí. Mais uma vitória do povo com essa ação harmoniosa do Executivo com o Judiciário”.
O ProUrbe foi responsável pela regularização dos 963 lotes existentes no município. Nesta primeira etapa, 416 registros foram entregues diretamente à população. A ação é uma realização da Secretaria da Administração do Piauí (Sead), por meio da Superintendência de Patrimônio Imobiliário (SPI).
O secretário da Administração, Samuel Nascimento, destacou a marca histórica de regularizações no estado. “Essa é a terceira cidade 100% regularizada e estamos atingindo o marco de 40 mil imóveis regularizados em todo o Piauí. Vamos continuar trabalhando para que cada vez mais pessoas tenham a segurança do registo do seu imóvel em mãos”.
Dona Durvalina Sousa, exibiu alegre o documento que garante a ela a propriedade legal da moradia em Floresta, após 50 anos de espera. “Agora eu tenho um documento e posso dizer: agora eu tenho uma casa” comemorou.
Um total de 14 municípios do Piauí já passaram por, pelo menos, duas das etapas do processo de regularização fundiária urbana. São eles: Teresina, Parnaíba, Floriano, Guaribas, Colônia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Picos, São João do Arraial, Santo Inácio, Floresta do Piauí, Campinas do Piauí, Isaías Coelho, Wall Ferraz e São Raimundo Nonato.