O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (12), uma nova estação do Metrô de Teresina no bairro Colorado, na zona sudeste da capital. Na oportunidade, o gestor anunciou que o metrô terá tarifa zero em 2025 e que o Governo do Estado vai construir uma nova estação no bairro Todos os Santos, também na zona sudeste.
Com investimentos de R$ 9.469.015,14, a estação faz parte da primeira etapa da expansão do Metrô de Teresina, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade. A nova linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desse bairros e de outras regiões, como o Gurupi, São Sebastião e Renascença.
Fonteles explica que o Governo do Estado está investindo em mobilidade urbana para Teresina. “O investimento total no metrô é de R$ 600 milhões, sendo parte com investimentos da Setrans, e a outra parte pela Companhia Ferroviária. Teremos um metrô totalmente revitalizado, com pista duplicada e um número 10 vezes maior de passageiros. E em janeiro, teremos tarifa zero, com o Governo do Estado investindo na mobilidade urbana de Teresina”, aponta Rafael.
De acordo com Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), com as intervenções, mais de 3 mil pessoas devem passar a usar o serviço. “É uma entrega importante que passa a funcionar a partir da viagem inaugural. Estamos recebendo a obra, fazendo o planejamento e em curto espaço de tempo a linha vai funcionar. Hoje, também teremos a licitação de três Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) para Teresina e a recuperação de um VLT que está na manutenção. Vai funcionar nos horários de “rush” nos próximos três meses, até ficar de forma definitiva. Em seis meses, com a estação Todos os Santos, vamos ter toda a operalicionazação”, considera o gestor.
Maria da Penha Santos Sousa, moradora do bairro Colorado, conta que agora a estação ficou mais próxima. “Eu já era usuária do metrô. É um transporte bom e barato e, com certeza, vai beneficiar outras pessoas da região”, avalia a manicure.
A partir dessa entrega, será possível aumentar a oferta deste meio de transporte para a população, com um incremento da ordem de 2.000 passageiros/dia, trazendo maior facilidade e agilidade no acesso ao centro da capital com baixo custo.
Projeto de expansão
Além da construção da estação, o projeto inclui a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente, em sentidos opostos. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé também devem ser reformadas.
Outras melhorias estão previstas, como o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para passagem inferior; a reforma da oficina de manutenção; e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), essencial para monitorar os trens em tempo real. Com as obras, o tempo de viagem de todo o percurso será reduzido de uma hora para apenas 25 minutos.