O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta segunda-feira (14), mais um escritório internacional da Investe Piauí, localizado no complexo Sea World de Xiamen, na China, em edifício dedicado especialmente à mediação de negociações entre os países que compõem o BRICS, grupo de países emergentes, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O espaço busca internacionalizar a economia do Piauí a partir da expansão das relações comerciais e de investimentos. Logo após a inauguração, iniciaram-se rodadas de negócios entre empresários chineses e mais de 80 empresários piauienses, em mais uma edição do Investe Piauí Day.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o escritório será importante para fortalecer as relações comerciais entre o Piauí e a China e seus empresários, além de promover a chegada de investimentos que irão impactar em mais desenvolvimento econômico e oportunidades de trabalho, emprego e renda aos piauienses. Para a instalação do escritório, o Governo de Xiamen cedeu gratuitamente o espaço.
“Neste edifício temos instaladas 75 empresas de várias partes do mundo, especialmente dos países do BRICS. A Investe Piauí surge aqui como a primeira presença brasileira neste complexo. É importante frisar que temos o nosso escritório próprio, mas todo o complexo pode ser frequentado e utilizado. Logo, temos uma oportunidade única de fortalecer as relações comerciais, os investimentos, a transferência de tecnologias e muito mais”, disse o gestor em suas redes sociais.
Durante a abertura do Investe Piauí Day, evento organizado pelo Governo do Piauí voltado para investidores e empreendedores que desejam explorar as oportunidades de negócios presentes no estado, o governador Rafael Fonteles exaltou a presença de empresários piauienses dos mais variados setores, enfatizando as áreas de agropecuária, mineração, educação, saúde, economia digital e construção civil.
“O Piauí é um grande importador de produtos feitos na China, da mesma forma que exportamos produtos essenciais para as empresas chinesas. Então, temos aqui empresários de vários setores dispostos a fazer negócios, aos quais agradeço por acreditarem nessa iniciativa do Piauí de estreitar relações e internacionalizar a nossa economia. Tenho a certeza de que será um sucesso”, destacou Rafael Fonteles.
O encontro de negócios entre mais de 80 empresários piauienses e empresários chineses tem como objetivo fomentar negócios bilaterais e impulsionar a internacionalização das empresas do Piauí, seja na exportação de produtos como também na compra estratégica de insumos ou maquinário para produção.
A rodada de negócios reflete a importância da China como parceiro comercial, com o Piauí exportando mais de US$ 1 bilhão de dólares em produtos para o país asiático em 2023, como soja e milho. Já a importação, também em 2023, atingiu cerca de US$ 53 bilhões em maquinário, eletrônicos e manufaturados chegando ao Piauí.
Por fim, o governador Rafael Fonteles destacou que o Piauí estará presente em mais uma feira de negócios em Xiamen, em setembro de 2025, focada nas importações de produtos pela China. “Será um momento importante para os nossos produtores piauienses que desejam exportar. A nossa ideia é estar presente todos os anos aqui na China, especialmente em Xiamen, para essas discussões”, finalizou o gestor.
Com a inauguração de mais um escritório da Investe Piauí, o estado passa a ter, agora, cinco espaços próprios voltados para apresentar suas potencialidades, realização de negócios e atração de investidores e investimentos ao Piauí. No Brasil, eles estão localizados em Teresina (PI) e São Paulo (SP). No exterior, em Lisboa (Portugal), Boston (EUA) e, agora, em Xiamen (China).