O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, coronel José Arimatéia Rêgo, acompanhado do secretário de segurança, Chico Lucas, e do governador Rafael Fonteles, conferiram de perto o andamento da obra do 3º subgrupamento do 6º grupamento do CBMEPI, nessa segunda-feira (30).
A nova unidade, que estará localizada na Rua Antônio dos Santos, número 1010, Morro da Chapadinha, em Esperantina, contemplará o município e suas localidades e cidades limítrofes.
Ampliando a capacidade de atendimento da região, 25 militares, entre praças e oficiais, farão parte do subgrupamento. “Essa é uma importante obra do governo do estado, e que faz parte do projeto de expansão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. Agora, toda a circunvizinhança de Esperantina poderá ser atendida com ainda mais agilidade”, esclareceu o comandante-geral, coronel José Arimatéia Rêgo.
O secretário de segurança, Chico Lucas, explica que a nova unidade faz parte do projeto de interiorização dos serviços da Segurança Pública.
“O Corpo de Bombeiros cumpre um importante papel na vistoria de imóveis, no combate a incêndios e em salvamentos. Aqui na região dos Cocais das Águas, que compreende municípios como Esperantina, Luzilândia e Joaquim Pires, todos estavam com essa demanda. Então, esse novo subgrupamento que deve ser inaugurado em fevereiro vai contar com toda a estrutura necessária e garantirá ainda mais qualidade dos serviços da segurança pública à população aqui no norte do estado”, garantiu Chico Lucas.
A nova sede possui uma área construída de 549,23 m² e incluirá recepção, sala para sargentação, sala de arquivo, almoxarifado, áreas de protocolo, subcomando e comando. A unidade também contará com alojamentos separados para homens e mulheres, copa, banheiros com acessibilidade, além de banheiros masculinos e femininos.
O subgrupamento também receberá um caminhão de combate a incêndios (Auto Bomba Tanque – ABT), uma ambulância de resgate, uma pick-up equipada com kit de combate a incêndios, um veículo terrestre de menor porte, além de um motor aquático e uma lancha. Os ambientes internos serão equipados com tecnologia digital e mobiliário de design moderno. Atualmente, 90% da obra já está concluída.