O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, nomeou, nesta quarta-feira (3), Filipe Mello, um de seus filhos, para o cargo de secretário da Casa Civil.
À CNN, o governo de Santa Catarina explicou que a escolha de Filipe “se deve ao seu próprio mérito e à competência comprovada”.
“Foi um nome defendido e chancelado por lideranças de todos os Poderes do Estado. Isso porque Filipe Mello, além da carreira consolidada como advogado, tem experiência comprovada”, prossegue.
A nomeação não fere nenhuma lei. Pelas regras atuais, indicações políticas não são qualificadas como nepotismo pela Constituição Federal.
Entretanto, está pendente o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão, que poderia tornar indicações do tipo inconstitucionais.
Com experiência em Direito Público, Filipe já atuou na Prefeitura de Florianópolis como secretário de Administração, entre 2005 e 2006, e como secretário da Casa Civil, entre 2017 e 2018.
No governo estadual, foi secretário do Planejamento, entre 2011 e 2012; secretário executivo de Assuntos Internacionais, entre 2013 e 2014; secretário de Turismo, Cultura e Esporte, entre 2014 e 2016.
Ainda foi membro do Tribunal Tributário do Estado de Santa Catarina e Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil no estado.
Compartilhe: