O Governo do Piauí vem investindo cada vez mais na transformação digital. Com isso, tem disponibilizado os seus serviços em uma única plataforma, o Gov.pi Cidadão. Essa iniciativa visa desburocratizar os sistemas e diminuir as filas, tornando a vida do cidadão mais prática e eficiente.
Uma das principais vantagens da plataforma Gov.pi Cidadão é a segurança oferecida aos usuários. Ao concentrar todos os serviços em um único local, o governo evita a dispersão de informações em diversos sites e portais, o que reduz os riscos de vazamento de dados e fraudes.
O gerente de ciência de dados da Etipi, Jordão Frazão, explica que o login na plataforma é feito por meio do Gov.br ou pela ID Piauí, pois esses são autenticadores necessários para garantir que o usuário seja de fato quem diz ser.
“A gente precisa de certa forma garantir a segurança tanto da plataforma como também dos usuários, para saber que quem está fazendo esse login é o próprio usuário. Também buscamos que esses dados já venham do Gov.br e incentivar que as pessoas tenham a nova Carteira de Identidade Nacional, que é necessária para o ID Piauí”, explicou Jordão.
A centralização dos serviços também traz benefícios em termos de praticidade e agilidade. Com todos os serviços reunidos em um só lugar, o cidadão não precisa mais navegar por diversos portais em busca do que precisa, basta acessar o Gov.pi Cidadão.
A plataforma já conta com mais de 80 mil contas criadas e nela é possível encontrar serviços de diversas áreas, como trânsito, educação, assistência social, saúde e finanças. Além disso, serviços voltados aos servidores públicos, como informe de rendimentos, informações sobre faltas, férias e contracheques.
O Gov.pi Cidadão está disponível para acesso nos sistemas iOS, por meio da AppStore, e para Android, na PlayStore. O acesso também pode ser feito pelo site pidigital.pi.gov.br.