Vencedor do Oscar 2025 de Melhor Animação, “Flow” se destacou como um dos filmes mais aclamados da última temporada de premiações. Com direção de Gints Zilbalodis, a animação é uma produção da Letônia, que quebrou recordes de bilheteira em seu país e conquistou prêmios que encheram seu povo de orgulho.
Outro destaque é que a animação foi feita através do Blender, um software livre e de código aberto para modelagem 3D, animação, renderização, composição e edição de vídeo.
A história segue um gato preto solitário em um mundo aparentemente pós-apocalíptico, que é subitamente devastado por uma enchente, elevando o nível do mar a proporções gigantescas. O gato encontra refúgio em um barco à deriva, tentando sobreviver ao lado de outros animais.
Se você gostou de “Flow” e busca filmes com temática semelhante, continue lendo. A seguir, apresentamos uma lista com 6 opções disponíveis nos streamings.
Meu Amigo Robô (2023)
Assim como “Flow”, a animação “Meu Amigo Robô” não contém diálogos. Baseado na história em quadrinhos homônima de Sara Varon, o filme é uma coprodução espanhola e francesa ambientada na cidade de Nova York nos anos 80.
Na trama, um cachorro solitário decide comprar um robô e o monta assim que ele chega. A partir daí, uma forte amizade surge entre eles.
Porém, quando vão à praia, o robô acaba ficando enferrujado e não consegue se mover, e o cachorro se vê forçado a abandoná-lo ali e retornar no dia seguinte. Mas será que eles conseguirão se reencontrar? Aclamado pela crítica, o filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.
O Menino E O Mundo (2013)
Outra animação que, assim como “Flow”, busca tornar as ações em tela mais importantes que as palavras é a produção brasileira “O Menino e o Mundo”. Os diálogos do filme foram gravados em português invertido para tornar as falas incompreensíveis.

A história acompanha um menino do interior que sai em busca do pai, que partiu para a capital em busca de trabalho. Nessa jornada, o garoto se depara com um mundo exploratório e desigual.
O filme recebeu muitos elogios da crítica, o que rendeu ao longa uam indicação ao Oscar de Melhor Animação. A direção é de Alê Abreu.
- Onde assistir:
- Globoplay (plano premium)
Next Gen (2018)
Um exemplo semelhante a “Flow” em relação ao uso do Blender é “Next Gen”, produzida quase inteiramente com esse software.

A animação é uma ficção científica baseada na HQ chinesa “7723” de Wang Nima e se passa em um mundo onde robôs sencientes são comuns.
Na trama, uma adolescente rebelde encontra de forma inesperada um robô ultrassecreto e armado, e juntos criam um forte vínculo. Unidos, embarcam em uma grande aventura.
Marcel, a Concha de Sapatos (2021)
O longa “Marcel, a Concha de Sapatos” utiliza o stop motion, técnica de animação onde objetos são fotografados quadro a quadro, movendo-se ligeiramente entre cada captura para criar a ilusão de movimento contínuo. Além disso, sua história é contada no formato de falso documentário.

A trama acompanha a concha Marcel, que vive com sua avó, os únicos sobreviventes de sua espécie após uma tragédia misteriosa.
Contudo, Marcel renova a esperança de reencontrar sua família ao se tornar famoso após publicar um curta-metragem online e atrair milhões de fãs.
Meu Amigo Totoro (1988)
Produzida pelo renomado Studio Ghibli, a animação japonesa “Meu Amigo Totoro” aborda temas como ambientalismo e a crença de que seres naturais, como árvores, rochas e rios, possuem alma.

Na trama, duas irmãs pequenas se mudam para uma nova casa no campo com o pai e se deparam com uma floresta habitada por espíritos da natureza.
Com direção do cultuado Hayao Miyazaki, “Meu Amigo Totoro” é considerado uma das melhores animações de todos os tempos.
Ilha dos Cachorros (2018)
Sob a direção do renomado cineasta Wes Anderson, “Ilha dos Cachorros” é uma animação que utiliza a técnica do stop motion.

No enredo, uma epidemia de gripe canina faz com que o prefeito de uma cidade japonesa banisse todos os cachorros para uma ilha usada como lixão. Porém, um garoto não aceita se separar de seu pet e planeja resgatar seu amigo.
- Onde assistir:
- Disney+
- Mercado Play (gratuito com anúncios)