O Google atualizou sua ferramenta de tradução, o Google Tradutor, nesta quinta-feira, 27. Agora, o aplicativo ampliou a gama de idiomas e tem 233 línguas disponíveis; antes, eram “apenas” 123.
De acordo com a empresa, a ajuda de uma Inteligência artificial (IA) foi fundamental para a implementação ser possível. Trata-se do modelo de linguagem on-line PaLM 2, que, segundo o Google, “é um modelo de linguagem de próxima geração, com recursos aprimorados de multilíngue, raciocínio e codificação”.
“O PaLM 2 realiza tarefas avançadas de código e matemática, classificação e resposta a perguntas, tradução e proficiência multilíngue e geração de linguagem natural melhor do que os de geração anteriores”, explica o Google. “Ele pode realizar essas tarefas reunindo dimensionamento otimizado para computação.”
Ampliação do Google Tradutor deve alcançar 614 milhões de pessoas
Ao todo, quase 10% da população de todo o planeta deve se beneficiar da atualização do Google Tradutor. O engenheiro de software do aplicativo Isaac Caswell explicou, em nota, como a empresa avalia as necessidades dos usuários e decide sobre a disponibilização das línguas.
“As línguas têm uma imensa variação: regionais, dialetos, diferentes padrões ortográficos”, diz Caswell, que concluiu: “Na verdade, muitos idiomas não possuem um formato padrão. Por isso é impossível escolher uma variedade ‘certa’”.
As novas funcionalidades disponíveis no Google Tradutor vão impactar 614 milhões de pessoas ao redor do mundo, cerca de 8% da população do planeta. Do total de línguas novas adicionadas, um quarto é de origem do continente africano, como o fon, kikongo, luo, ga, swati, venda e wolof.