A onda dos chatbots baseados em inteligência artificial está chegando ao YouTube. A ideia é que a plataforma conte com um chatbot ao estilo ChatGPT que pode responder as perguntas do usuário, sugerir vídeos relacionados ou até incluir um quiz em vídeos educacionais. Dependendo do assunto, também pode sugerir prompts para esclarecer algumas curiosidades sem precisar sair do app. A novidade ainda está em fase experimental.
Segundo a página de suporte do YouTube, o LLM (sigla para Large Language Model, ou Grande Modelo de Linguagem) do chatbot utiliza dados da web e dos próprios vídeos hospedados no YouTube para gerar sua base de conhecimento e interações. Porém, nesta fase experimental, apenas vídeos em inglês contarão com a ferramenta.
Usuários poderão interagir com o chatbot do YouTube a partir do botão “Ask”. “Pergunte sobre esse vídeo” é o comando que aparece nas primeiras capturas de tela. Confira abaixo.
Além disso, neste primeiro momento, apenas alguns assinantes do YouTube Premium residentes nos EUA e maiores de 18 anos terão acesso ao chatbot do YouTube, que está disponível apenas em dispositivos Android. Segundo o Google, o recurso será liberado para mais usuários dentro de algumas semanas.
IA na caixa de comentários
Outro recurso anunciado pela Google pretende organizar a caixa de comentários dos vídeos usando a IA, dividindo em assuntos. Com isso, os criadores de conteúdo podem, por exemplo, dividir os comentários entre sugestões para próximos vídeos, correções de informações, comentários engraçados ou perguntas da audiência. Isso deve facilitar o contato entre os criadores com seu público e ajudar a moldar os futuros vídeos do canal.
Na nota divulgada pelo Google, a empresa reitera que o recurso está em fase experimental, por isso é provável que o sistema coloque categorias erradas para alguns comentários. Por isso, é importante o feedback dos usuários para que o sistema se aprimore com o tempo.
Assim como o chatbot, esse recurso também está restrito a alguns vídeos no idioma inglês. Porém, assinantes do YouTube Premium de outros países poderão testar a novidade. Para saber se você é elegível, é possível consultar na página youtube.com/new.
Recentemente, o YouTube anunciou outros experimentos envolvendo inteligência artificial, como a possibilidade de dublar vídeos automaticamente e resumos de vídeos feitos por IA. Além do YouTube, a Google tem incluído gradualmente o chatbot Bard em seus principais serviços, como Gmail, Docs, Maps e Voos, permitindo encontrar informações personalizadas de maneira mais fácil.