Tudo sobre Google
O Google vai retirar notícias publicadas em parte da União Europeia (UE) dos resultados de pesquisa, Google News e Discover. O objetivo é testar o impacto no tráfego e a experiência geral do buscador. Na prática, os editores vão saber o quão dependentes são da plataforma.
O experimento vai afetar 1% dos usuários na Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Grécia, Itália, Holanda, Polônia e Espanha por “tempo limitado”. Nesse período, notícias de sites fora da UE vão continuar sendo exibidas. Assim que o teste terminar, os resultados aparecerão novamente como antes.
De acordo com a plataforma, a medida atende a pedido feito por agências reguladoras e editores com “dados adicionais sobre o efeito do conteúdo de notícias na Pesquisa”. “Executamos milhares de testes todos os anos para ver como as pessoas interagem com as mudanças em nossos produtos e o impacto que elas têm no tráfego”, diz o Google.
A análise faz parte do programa chamado Extended News Previews (ENP) na Europa, que segue o Artigo 15 da European Copyright Directive (EUCD). A iniciativa está presente em 20 países do bloco europeu.
“Esses acordos são baseados em critérios consistentes que respeitam a lei e as orientações de direitos autorais existentes, incluindo a frequência com que um site de notícias é exibido e quanta receita de anúncios é gerada em páginas que também exibem prévias de conteúdo de notícias”, explica a empresa.
Sinais para o futuro?
Por um lado, os editores terão dados mais consistentes sobre quanto tráfego estariam perdendo sem o Google. Do outro, a big tech terá visões sobre quanto seus usuários realmente se importam com notícias.
Nos últimos anos, a big tech vem resistindo a pagar por conteúdos produzidos por editores. No início do ano, a autoridade de defesa da concorrência na França condenou a plataforma a pagar US$ 272 milhões (R$ 1,5 bilhões pela cotação atual) por violar um acordo de compensação de direitos autorais no país.
Nos Estados Unidos, o Google removeu links para veículos de notícias da Califórnia após a publicação do Journalism Preservation Act do Estado, que prevê o pagamento de taxa por compartilhamentos de artigos no buscador. A empresa já ameaçou fazer o mesmo no Canadá e na Austrália.