Tudo sobre Google
![Imagem: sdecoret/Shutterstock Inteligência artificial](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2023/02/inteligencia-artificial.jpg)
Tudo sobre Inteligência Artificial
Quem usa o Google para pesquisas deve ter reparado uma diminuição drástica nos resultados com IA da plataforma nas últimas semanas. De acordo com o site BrightEdge, especializado em SEO, esse número despencou de 84% para 15%, em uma amostragem considerando abril e maio e os dois meses anteriores. Essa mudança ocorreu após algumas respostas incorretas e perigosas geradas pela inteligência artificial. O Google reconheceu o problema, tirou muita coisa do ar e agora trabalha para aprimorar essa ferramenta.
O relatório da BrightEdge indica que o espaço ocupado pelos resumos gerados por IA diminuiu em 20% desde o início de abril, o que sugere que a tecnologia está se tornando mais eficiente em fornecer experiências úteis e relevantes. Além disso, a pesquisa revelou que os resultados com IA do Google têm maior probabilidade de aparecer em buscas que apresentam resultados já linkados, com uma resposta-base de algum site. Nesse caso o número há um aumento de 195% em relação aos demais.
![Montagem com pesquisa no Google com IA em celular e computador](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Pesquisa-no-Google-com-IA-02-1024x576.jpg)
Números diferentes em cada área de conhecimento
As consultas baseadas em perguntas são as que mais ativam os resultados com IA, enquanto buscas locais e aquelas que incluem links de sites são as menos propensas. Isso mostra uma tendência do Google em priorizar a exibição de resumos gerados por IA em contextos específicos, nos quais são mais relevantes e úteis.
A presença dos resultados com IA do Google também varia conforme a indústria. No setor de saúde, por exemplo, eles aparecem em 63% das buscas, uma diminuição em relação aos 76% registrados em janeiro. No entanto, em setores como restaurantes e viagens, a aparição caiu para menos de 1%.
![Ilustração de pesquisa no Google com IA](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Pesquisa-no-Google-com-IA-1024x576.jpg)
Apesar da redução na frequência dos resultados com IA do Google, a integração da IA nas buscas é considerada uma mudança inevitável e contínua. Assim que aprimorada, é esperado essa tecnologia volte mais potente ao mercado, o que deve também impactar em anúncios na plataforma e na experiência do usuário.