sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaGoogle pode suspender uso de adblock no Chrome em 2024

Google pode suspender uso de adblock no Chrome em 2024

Além de repreender o uso de adblocks no YouTube, o Google também vai limitar o uso de bloqueadores de anúncio no Chrome a partir de 2024 com um novo e polêmico formato de extensão, o “Manifest V3”.

Anunciado há um ano, o MV3 foi suspenso no fim de 2022 após protesto de usuários e desenvolvedores, mas já tem data para voltar.

O que você precisa saber:

  • Uma postagem no blog oficial do Google diz que a empresa eliminará o Manifest V2, o formato atual para extensões do Chrome.
  • Isso acontecerá a partir de junho de 2024, data prevista para o lançamento da versão 127 do navegador.
  • O formato antigo será descontinuado primeiro nas versões de teste do Google Chrome (Beta, Dev e Canary). 
  • Segundo o Google, extensões no formato antigo serão automaticamente desativadas e não poderão mais ser instaladas pela Chrome Web Store.
Cursor sobre ícone do Google Chrome na barra Dock do Mac
(Imagem: Foxartbox/ Shutterstock)

Fim do uso de adblock no Chrome?

Em desenvolvimento desde 2018, o formato MV3 prejudicará diretamente os bloqueadores de anúncios por não usar APIs essenciais, limitando a capacidade de rastrear propagandas.

Uma delas é a ‘WebRequest’. Ainda disponível nas extensões MV2, ela permite que adblocks gerenciem arquivos e cookies de páginas para bloquear anúncios. 

Segundo o ArsTechnica, não há nenhuma justificativa para a mudança, já que o Manifest V2 funciona bem mesmo sem qualquer limitação.

Quando a mudança chega para todos?

A empresa afirma que deve levar “pelo menos um mês” até que a alteração seja lançada na versão estável do Chrome (a que a maioria das pessoas usa diariamente), ou seja, a partir de julho de 2024.

Resta saber qual será a resposta quando os bloqueadores de anúncios deixarem de funcionar. A ONG americana Electronic Frontier Foundation (EFF) aponta que, diferente dos argumentos do Google, o Chrome não irá usar menos recursos ou ficará mais seguro após a alteração.

Qual a saída?

Apesar do Chrome ser o navegador mais popular, uma alternativa será migrar para outro velho conhecido, o Firefox. O navegador da Mozilla também está implementando o Manifest V3, mas fará isso sem alterar o funcionamento dos adblocks.

Uma postagem no blog da Mozilla promete que a implementação do MV3 vai garantir que os usuários possam continuar usando ferramentas de privacidade, incluindo bloqueadores de anúncios.

Vale ressaltar que a decisão do Google afetará todos os navegadores baseados no Chromium, ou seja, Opera, Microsoft Edge, Vivaldi, entre outros.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui