sexta-feira, outubro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaGoogle pode se inspirar nas redes sociais para deixar a busca mais...

Google pode se inspirar nas redes sociais para deixar a busca mais segura

O Google começou a testar um recurso famoso nas redes sociais para aumentar a segurança da sua pesquisa. A ideia é usar os selos de verificação, que já existem no Instagram, no X (antigo Twitter) e até no WhatsApp, em sites de empresas consideradas confiáveis pela plataforma.

A experiência teve início nos Estados Unidos apenas. Alguns usuários da ferramenta já perceberam a diferença nos últimos dias. Eu fiz umas pesquisas aqui do Brasil e não apareceu nada para mim.

Leia mais

O objetivo da big tech é evitar que as pessoas caiam em golpes online. Por vezes, alguns criminosos criam imitações de sites de empresas conhecidas, levando o usuário a clicar e entrar em uma página fraudulenta. É o golpe do falso anúncio, que já pegou milhares de pessoas em todo o mundo.

Um selo de qualidade

  • O site americano The Verge mostrou como esses selos de verificação funcionam na prática.
  • O editor Jay Peters foi o único a presenciar a novidade – o que mostra que os testes ocorrem apenas para algumas contas Google.
Imagem: Reprodução
  • Pesquisas de grandes marcas como Microsoft e Apple mostraram o selinho azul ao lado dos sites verdadeiros.
  • O mais interessante é que, ao passar o cursor pelo selo, a plataforma exibe uma mensagem singela que diz o seguinte: “Os sinais do Google sugerem que esta empresa é mesmo quem diz ser”.
Imagem: Reprodução
  • De acordo com a big tech, o critério de escolha para receber o selo é determinado por fatores como verificação do site, dados do Merchant Center e avaliações manuais – ou seja, feita por humanos.
  • Além de Microsoft e Apple, o The Verge também viu selos azuis na Meta, na Amazon, na HP e na Epic Games.
  • Como são muitas empresas para pesquisar, não sabemos ainda se alguma grande ficou de fora dessa seleção.
  • Vale destacar que o Google ainda não anunciou a novidade oficialmente (ela está em período de testes apenas).
  • Portanto, não há também uma data de lançamento.

Google de olho na segurança

Essa não é a primeira medida recente adotada pela gigante da tecnologia em relação à segurança. Como a gente vem mostrando aqui no Olhar Digital, essa parece ser a principal preocupação do Google em relação ao seu buscador.

A empresa, por exemplo, reforçou em agosto suas medidas de segurança contra deepfakes. Os sites que já hospedaram esse tipo de conteúdo foram rebaixados nas classificações de pesquisa – ou seja, não aparecem mais nas primeiras páginas de busca.

O Google também estrou recentemente um recurso chamado “Privacidade nos Resultados Sobre Você”. A ideia é tornar as buscas com seu nome mais seguras. A empresa não consegue expulsar os sites que exibem seus dados da internet, mas pode retirá-los da lista que aparece no Google Search.

As informações são do The Verge.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui