quarta-feira, fevereiro 12, 2025
InícioCiência e tecnologiaGoogle não mostra mais o mês do Orgulho LGBTQIA+ em seu calendário

Google não mostra mais o mês do Orgulho LGBTQIA+ em seu calendário

Outras datas relacionadas a minorias também foram retiradas da plataforma, gerando reclamações de usuários

Imagem: IB Photography/ Shutterstock

Compartilhe esta matéria

O Google removeu diversas datas comemorativas do seu calendário padrão e agenda online. Datas ganharam relevância nos últimos anos, como o mês do Orgulho LBGT e o da História Negra, não constam mais na plataforma da empresa.

Além destes, o Mês dos Povos Indígenas, o Dia da Memória do Holocausto, a Herança Judaica e a Herança Hispânica, também não estão mais visíveis.

O fato gerou reclamações e críticas nas redes sociais, já que as datas removidas estão relacionadas a minorias e a povos oprimidos. A medida ocorre em um momento em que o Google é apenas mais uma das big techs que estão promovendo mudanças internas, com o intuito de se adequar às novas políticas do governo de Donald Trump.

Mês do Orgulho LGBTQIA+ não consta mais no Google Calendário – Imagem: Kira_Yan – Shutterstock

Google explica as alterações no Calendário

  • O Google confirmou que fez alterações nos eventos padrão do Calendário.
  • A empresa explicou que manter uma variedade de datas comemorativas de diferentes países não era mais sustentável.
  • Abaixo, segue a explicação completa do Google sobre o ocorrido, fornecida pelo porta-voz Madison Cushman Veld.

Por mais de uma década, trabalhamos com o timeanddate.com para mostrar feriados e observâncias nacionais no Google Agenda.

Alguns anos atrás, a equipe do Calendário começou a adicionar manualmente um conjunto mais amplo de momentos culturais em vários países ao redor do mundo. Recebemos feedback de que alguns outros eventos e países estavam faltando — e manter centenas de momentos manualmente e consistentemente globalmente não era escalável ou sustentável.

Então, em meados de 2024, voltamos a mostrar apenas feriados e observâncias nacionais do timeanddate.com globalmente, enquanto permitíamos que os usuários adicionassem manualmente outros momentos importantes.

Google alega que não era sustentável manter tantas datas, mas há uma evidência clara de que as datas que celebram minorias foram retiradas (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.


Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui