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O Google divulgou quatro mudanças na versão do navegador Chrome para iPhone em seu blog nesta semana: busca com imagem e texto no Google Lens, salvamento de arquivos direto no Google Drive e Fotos, exibição de mapas do Google Maps e integração do Google Shopping Insights (com um porém).
O artigo assinado por Katia Muradyan, gerente de produtos e Chrome no Google, descreve os updates como “novas maneiras de encontrar informações e completar tarefas” no navegador no iOS, sistema operacional do iPhone.
Os recursos citados já estavam disponíveis para Android. E, segundo o Google, mais recursos serão adicionados ao Chrome para iOS nos próximos meses.
De Google Lens melhorado a mapinhas do Maps: 4 updates no Chrome para iPhone
Confira abaixo resumos de cada update anunciado pelo Google para o Chrome no iOS:
Busca com imagem e texto no Google Lens
Já dava para usar o Google Lens no Chrome para iPhone para pesquisar uma imagem armazenada no aparelho ou tirada pela câmera. Mas agora o usuário pode adicionar palavras junto à imagem para refinar sua pesquisa.
Vale mencionar: essa atualização chega após a Apple lançar sua própria pesquisa por meio da Visual Intelligence, que funciona de forma bem parecida ao Lens mas está disponível apenas para iPhone 16 e 16 Pro.
Salvamento de arquivos direto no Google Drive e Fotos
Agora dá para salvar imagens e arquivos diretamente da web para o Google Fotos e o Google Drive. Assim, eles não ocupam o armazenamento local do iPhone. É uma novidade útil para quem prefere usar a nuvem do Google e/ou já encheu os 5 GB de armazenamento gratuito do iCloud da Apple.
Exibição de mapas do Google Maps
O navegador do Google passa a oferecer visualização de mini-mapa. Ao tocar num endereço num site, o usuário vê onde fica no Google Maps — sem precisar abrir o Maps em outra aba ou alternar para o aplicativo.
Integração do Google Shopping Insights
Outra novidade no Chrome para iPhone é a chegada do Google Shopping Insights. O recurso notifica “boas ofertas” na barra de endereço dos produtos pesquisados pelo usuário. E oferece acesso a um rastreador de preços.
Para isso, será necessário sincronizar o histórico de navegação com o Google e ativar a opção “Melhorar pesquisas e navegação”, que envia ao Google as URLs das páginas acessadas.
Porém: este recurso está disponível apenas nos Estados Unidos. Mas o Google afirmou que o Shopping Insights vai chegar a outros países ao longo dos próximos meses.