Tudo sobre Android
Tudo sobre Google
O Google lançou nesta segunda-feira (8) sua nova rede capaz de localizar um celular Android mesmo desligado. O recurso foi apresentado pela empresa no I/O 2023 e usa mais de um bilhão de dispositivos para encontrar um aparelho perdido, funcionalidade já presente nos iPhones da Apple.
Como a rede do Google funciona?
- A novidade é parte do ‘Encontre Meu Dispositivo’, função usada para localizar aparelhos Android.
- A rede consegue encontrar um celular desligado (em aparelhos compatíveis).
- A localização aparece no mapa, mesmo se o smartphone estiver sem bateria ou conexão com a internet.
- Os primeiros aparelhos compatíveis com o recurso são os smartphones Pixel 8 e 8 Pro, ambos desenvolvidos pelo Google.
Como mencionado antes, a rede do Google usa uma ampla rede de dispositivos para conseguir encontrar um celular mesmo desligado. A lista inclui tags rastreadoras que funcionam via Bluetooth. Novas versões do acessório também terão integração com o ‘Encontre Meu Dispositivo’ no Android ainda este ano, incluindo modelos da Motorola, Pebblebee e Chipolo. O serviço do Google também será compatível com gadgets inteligentes da linha Nest.
Se você perder algo até em casa, a rede do Google mostrará a localização correta do item usando como ponto de referência a proximidade com um Nest Mini, por exemplo, o pequeno alto-falante inteligente da empresa. Por fim, também é possível compartilhar a localização do item perdido com outras pessoas.
Quem pode usar?
Quem possui um Pixel 8 ou 8 Pro já pode usar a rede do Google nos EUA e Canadá. O lançamento global acontece em breve, segundo o Engadget.
O Google afirma que futuras atualizações permitirão a integração com uma gama completa de fones de ouvido da JBL e Sony.
O que é o ‘Encontre Meu Dispositivo’ do Google?
O ‘Encontre Meu Dispositivo’ foi criado pelo Google para localizar aparelhos Android e foi lançado em 2018. Ele funciona em qualquer celular com Android 9 ou superior e pode apagar todas as informações de um smartphone por segurança quando não é mais possível recuperá-lo.
Com a ferramenta, é possível ainda acionar um alarme sonoro à distância, bloquear o telefone, enviar uma mensagem solicitando a devolução do aparelho, e mais. Já mostramos aqui no Olhar Digital como usar o recurso. Confira o guia completo aqui.