A partir desta quinta-feira, 15, o Google começa a disponibilizar no Brasil a ferramenta AI Overview (Visões Gerais criadas por IA, em tradução livre). Esse recurso, que utiliza inteligência artificial generativa, resume conteúdos, fornece respostas diretamente nas buscas e elimina a necessidade de clicar em links externos.
“A experiência de IA generativa na Busca tem o potencial de revolucionar a maneira como buscamos informações”, afirmou a diretora sênior de produto da Busca da empresa, Hema Budaraju. “Ela permite que as pessoas explorem novos tipos de perguntas, encontrem as informações necessárias com mais rapidez e acessem o melhor conteúdo que a internet oferece.”
Ferramenta do Google disponível em outros países
O recurso já é acessível em outros países, como Reino Unido, Índia, Japão, Indonésia e México. Com o objetivo de tornar as pesquisas mais eficientes, a ferramenta foi apresentada na última edição do principal evento de desenvolvedores da empresa, o Google I/O. Ela suporta questões complexas e permite a inclusão de múltiplos aspectos em uma única busca.
O Google espera que o serviço alcance um bilhão de usuários até o final do ano. “Com o Overview, as pessoas pesquisam mais, fazem novos tipos de perguntas e fazem mais perguntas”, declarou a chefe de pesquisa do Google, Liz Reid, durante uma coletiva de imprensa na sede da empresa. “Essas são oportunidades adicionais para as pessoas.”
Resposta à concorrência no mercado de IA
A “Visões Gerais criadas por IA” é a resposta do Google à crescente concorrência no mercado de IA, especialmente depois do ChatGPT, da OpenAI. Em 2023, o Google já havia testado um recurso similar, o Search Generative Experience (SGE), disponível apenas para alguns usuários, via Google Labs.