Tudo sobre Google
O Google deu um novo passo na disputa pelo mercado de inteligência artificial em dispositivos móveis com o lançamento do app Gemini para iPhone, que já está disponível na App Store ao redor do mundo. A aplicação, gratuita e simples, oferece uma interface direta com uma janela de chat e histórico de conversas, permitindo aos usuários interagir com o chatbot via texto, voz ou câmera.
Na prática, o app reproduz as funções disponíveis na seção Gemini do aplicativo Google ou acessíveis pelo site do Gemini em um navegador, com a vantagem de centralizar tudo em um único ícone na tela inicial.
A novidade inclui o “Gemini Live”, uma modalidade mais interativa e conversacional, similar ao modo de voz do ChatGPT, já disponível para Android e agora lançada pela primeira vez para iPhone. No iPhone, o Gemini Live aparece tanto na Dynamic Island quanto na tela de bloqueio, proporcionando maior acessibilidade ao usuário.
Este recurso é um dos esforços da Google para tornar o uso da IA mais imediato e integrado no cotidiano dos usuários.
Funcionalidade limitada, mas integrada a outros serviços Google
- O Gemini tem suas capacidades limitadas no iPhone, sem ter acesso a configurações do sistema ou aplicativos não-Google.
- Apesar disso, ele tem integração com diversos serviços da própria empresa, destacando-se como uma vantagem frente a outros concorrentes.
- Por exemplo, ao solicitar músicas, o Gemini abre o YouTube Music, e para direções, o Google Maps.
- Essa interação direta mostra a aposta do Google em transformar o Gemini em um recurso central no ecossistema Android, onde a inteligência artificial se torna mais acessível e multifuncional.