sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaGoogle investe em realidade aumentada para carros e aviões

Google investe em realidade aumentada para carros e aviões

Uma startup finlandesa conseguiu arrecadar US$ 11,1 milhões (R$ 60,4 milhões) para financiar uma tecnologia de realidade mista em para-brisas de carros e cabines de aviões. O montante foi aprovado para a Distance Technologies pela GV, empresa de investimentos da Alphabet, que é vinculada ao Google.

Com sede em Helsinque, a startup criou uma ferramenta que permite que o usuário veja objetos digitais 3D sobrepostos em painéis. Qualquer superfície transparente poderia se tornar uma tela de realidade aumentada sem a necessidade de uso de óculos ou qualquer outro dispositivo de experiência imersiva.

“Uma das grandes barreiras para a realidade mista é que, enquanto você precisar colocar algo na sua cabeça, isso nunca será fácil ou elegante como uma solução”, disse Urho Konttori, CEO e cofundador da Distance, em entrevista à CNBC.

Segundo a empresa, o recurso utiliza tecnologia de rastreamento para calcular o campo de luz correto de acordo com a direção do olhar do usuário. Assim, a imagem surge no lugar onde os olhos estão focando naquele momento. O sistema é capaz de criar tamanhos reais com profundidade de pixel “infinita”.

Atualmente, a startup finlandesa tem desenvolvido soluções focadas nos mercados automotivo, aeroespacial e de defesa.

O futuro da realidade aumentada

Apesar dos avanços em testes de eficácia, os investimentos na área ainda são custosos para as empresas de tecnologia – e o preço para o consumidor final é considerado alto. Os dispositivos de realidade aumentada da Apple e da Amazon, por exemplo, têm valores iniciais de US$ 3.500 (R$ 19 mil). 

Jovem jogando jogo de realidade virtual usando óculos
Custo de fabricação de óculos de realidade aumentada ainda é alto / Imagem: Krakenimages.com/Shutterstock

A aplicação de realidade aumentada em painéis automotivos não é exatamente uma novidade. Montadoras já vêm desenvolvendo parcerias para criar os chamados HUDs (heads-up displays), que usam holografia no para-brisa com informações sobre velocidade e combustível, por exemplo, substituindo o painel de controle.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui