Tudo sobre Google
Não sei vocês, mas eu nunca mais olhei para as fotos do mesmo jeito depois da chegada da IA generativa. Sabe aquela imagem do papa Francisco vestindo um casacão branco, feita pelo Midjourney? Ela está prestes a completar dois anos! E, de lá para cá, a tecnologia evoluiu ainda mais – e temos vários outros geradores no mercado.
Podemos dizer que a Inteligência Artificial atingiu um novo patamar na geração de imagens. O Midjourney e o DALL-E, da OpenAI, ganharam companhia. O Grok, de Elon Musk, recebeu recentemente essa função. E uma nova ferramenta chamada Flux promete entregar as figuras mais realistas que você já viu.
Leia mais
O uso da IA pode se tornar um problema não só na criação de novas imagens do zero, mas também na edição de fotos que existem. Imaginem uma campanha política. Apoiadores do candidato A podem colocar artificialmente uma garrafa de bebida no quadro para tentar colar no candidato B a pecha de alcoólatra, fazendo com que ele perca votos de uma parcela da população.
Trazendo para um exemplo mais cotidiano, uma relação conjugal pode ser abalada com o uso indevido dessa tecnologia. Com a IA, você consegue colocar artificialmente uma marca de batom no colarinho de qualquer homem casado.
Assim como nos brindaram com essa inovação, as grandes empresas de tecnologia se veem obrigadas hoje a tentar corrigir essas distorções. Pelo menos sendo um pouco mais transparentes. É o que Google acaba de fazer.
Mais informações no app Fotos
- Em uma postagem em seu blog oficial, o Google acaba de anunciar que a sua ferramenta Fotos vai avisar as pessoas quando uma imagem foi editada com a ajuda da IA.
- A partir da semana que vem, os usuários terão acesso a esse tipo de informação, tanto na versão web como também no aplicativo do celular.
- Ao clicar naqueles 3 pontinhos na parte superior direita da imagem, vai subir aquela janela que mostra os “Detalhes”.
- Antes, as informações que vinham eram: nome do arquivo, tamanho dele e onde a foto foi tirada.
- Com a mudança, essa janela vai trazer uma seção chamada “Informações de IA”.
- Segundo o diretor de Engenharia do Google Fotos, John Fisher, as alterações costumam deixas rastros:
“Fotos editadas com ferramentas como Magic Editor, Magic Eraser e Zoom Enhance já incluem metadados com base em padrões técnicos do International Press Telecommunications Council (IPTC) para indicar que foram editadas usando IA generativa”, disse o especialista.
- O lançamento dessa novidade será global e deve aparecer no seu app dentro de uma semana, aproximadamente.
- O Google afirma que vai continuar aprimorando essa tecnologia – e pede aos usuários que mandem um feedback.
Dicas para identificar deepfakes
Deepfake é o nome utilizado para essas imagens falsas que são extremamente reais. Sejam elas criadas do zero ou editadas por alguma IA. A deepfake costuma envolver alguma figura pública ou pessoa do mundo real.
É claro que as big techs precisam melhorar seus mecanismos, a fim de evitar a proliferações de fraudes. Mas a gente também deve aprender a se cuidar nesse contexto.
O Olhar Digital tem um outro texto com dicas para você identificar se uma imagem foi gerada ou não por Inteligência Artificial. Para acessá-lo, basta clicar nesse link aqui.
As informações são do The Verge.