domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaGonet deve recorrer de decisão que suspendeu multa bilionária grupo J&F

Gonet deve recorrer de decisão que suspendeu multa bilionária grupo J&F

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli que suspendeu, em dezembro, multa de R$ 10,3 bilhões do grupo J&F, fechada em um acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF).

Na mesma decisão, Toffoli autorizou o acesso da companhia às mensagens apreendidas pela operação Spoofing, que expôs mensagens trocadas por autoridades atuantes na operação Lava Jato.

Para Toffoli, há “dúvida razoável” se o acordo de leniência da J&F teria sido firmado de forma voluntária pela companhia.

Como efeito da decisão, a antiga Odebrecht, atualmente operando como Novonor, entrou com pedido semelhante no do Supremo Tribunal Federal (STF).

A J&F acionou o STF no começo de novembro. A companhia dos irmãos Wesley e Joesley Batista mantém sobre seu guarda-chuva empresas dos setores de agronegócio, geração de energia, mineração, financeiro, entre elas a JBS.

Segundo argumentou a empresa ao STF, há uma situação de “inconstitucionalidade estrutural e abusiva” em que se desenvolveram as investigações.

O argumento que embasa o pedido é de que tanto a J&F quanto a Odebrecht foram “reféns dos mesmos abusos, praticados pelos mesmos agentes, no mesmíssimo contexto (a operação Lava Jato)”.

Por isso, a companhia pede a extensão dos efeitos da decisão de Toffoli. “Tanto Odebrecht quanto J&F foram prejudicadas por um mesmo contexto de ocultação dolosa de informações, ocorridas num cenário de abusos que a ambas afetaram, razão pela qual a decisão dada a uma deve ser extensível à outra”, afirmou a J&F, no documento.

A empresa defende que não podem ser usadas contra ela as provas já consideradas ilícitas pelo STF. Também disse que fechou a leniência “num contexto de abusos idêntico àquele que também vitimou a Odebrecht”.

A advogada Roberta Rangel, mulher do ministro Dias Toffoli, presta assessoria jurídica para a J&F no litígio contra a empresa estrangeira Paper Excellence no processo de compra da Eldorado Brasil Celulose.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui