quarta-feira, setembro 18, 2024
InícioCiência e tecnologiaGolpistas usam IA para criar vídeo falso de Tarcísio de Freitas

Golpistas usam IA para criar vídeo falso de Tarcísio de Freitas

Criminosos utilizaram inteligência artificial (IA) para criar um vídeo falso do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e enganar usuários nas redes sociais, de acordo com a nota divulgada pelo Governo de São Paulo nesta sexta-feira, 13.

O vídeo, que reproduz a imagem e a voz de Tarcísio de Freitas, afirma que o Procon determinou uma multa às empresas de cartão de crédito, obrigando-as a devolver dinheiro aos clientes através de um suposto cashback.

O golpe usando a voz de Tarcísio de Freitas direciona os usuários para um link que imita o site do Procon-SP. Na página, as vítimas são induzidas a fornecer dados pessoais e bancários com a promessa de receber o reembolso das compras – um suposto cashback.

“A fake news orienta os usuários a clicar em um link que simula um site do Procon-SP”, informou nota do governo do Estado. “Ao acessar o link, as vítimas são levadas a fornecer informações pessoais e bancárias sob o pretexto de receber o reembolso prometido.”

Polícia Civil investiga golpes que usam voz de Tarcísio de Freitas

Também em nota, o governo de São Paulo enfatizou que o Procon não realiza campanhas de cashback para compras no cartão de crédito, conforme diz o vídeo criado com a voz de Tarcísio de Freitas.

“Qualquer mensagem recebida sobre este tema seja denunciada imediatamente para a polícia”, orientou. “É fundamental que a população verifique a autenticidade das informações antes de fornecer qualquer dado pessoal.”

A polícia está investigando o caso e busca identificar os suspeitos. Eles serão investigados por uso indevido de inteligência artificial para falsificação da voz do governador Tarcísio e por fraude. A orientação é que a população fique atenta e denuncie qualquer mensagem suspeita às autoridades competentes.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui