O iPhone 16 mal chegou e já virou alvo de golpistas. O aparelho revelado pela Apple nesta segunda-feira (9) virou isca para atrair vítimas com ofertas falsas. Saiba mais sobre o novo golpe e como evitar o problema.
Como de costume, tudo começa com uma promessa boa demais para ser verdade, incluindo benefícios na pré-venda e ofertas diferenciadas. As informações são da empresa de cibersegurança Kaspersky. A ideia é simples: atrair consumidores que estão de olho na compra do novo iPhone.
Como é o novo golpe do iPhone 16?
- A boa notícia para os brasileiros, é que os golpes e sites falsos costumam estar em inglês, o que já é um alerta;
- Os golpistas oferecem até 40% de desconto para quem “reserva” um iPhone 16;
- Abatimentos de preço tão grandes, ainda mais tão perto do lançamento, já são um sinal quase certeiro de golpe;
- Outro alerta são as datas. A pré-venda dos novos aparelhos da Apple começa apenas nesta sexta-feira (13) nos Estados Unidos, ou seja, não há como reservar o celular antes disso;
- As reservas são feitas pelo site oficial da Apple, com entregas marcadas para começar no dia 20 de setembro.
A vítima que tenta fechar a compra é redirecionada para um formulário e acaba revelando dados sensíveis, como informações de cartões de crédito, por exemplo. As informações de cobrança são usadas pelos cibercriminosos para aplicar novas tentativas de fraude ou podem ser até negociadas na dark web.
No fim, o comprador acaba pagando uma fatura falsa, que não garante o iPhone 16 e apenas transfere os valores para os golpistas.
Vale mencionar que também circula outro golpe que promete suporte técnico para iPhone e acaba roubando credenciais do Apple ID das vítimas, o que permite acessar dados e serviços atrelados aos aparelhos.
Como evitar o novo golpe do iPhone?
A principal recomendação da própria Apple é comprar ou reservar produtos da empresa apenas pelo site da empresa ou lojas confiáveis. O suporte técnico também pode ser acessado pela página da marca.