Já vimos antes algumas das grandes montadoras do mercado colaborando em projetos para compartilhar conhecimentos e criar soluções benéficas para todas as partes envolvidas. A mais nova parceria desse caráter será entre a GM e a Hyundai, que buscarão, juntas, melhorar sua competitividade e reduzir custos e riscos associados ao desenvolvimento de novas tecnologias.
As empresas assinaram um acordo não vinculativo e iniciarão imediatamente a avaliação de oportunidades conjuntas e a negociação de acordos vinculativos.
Segundo Mary Barra, CEO da GM, o propósito da colaboração é “liberar a escala e a criatividade de ambas as empresas para oferecer veículos mais competitivos aos clientes de maneira mais rápida e eficiente.”
O que GM e Hyundai vão produzir juntas
- Entre os projetos planejados estão o desenvolvimento conjunto e a produção de veículos de passageiros e comerciais, motores de combustão interna e tecnologias de energia limpa, como elétrica e hidrogênio.
- Além disso, as empresas explorarão a eficiência da cadeia de suprimentos, como o fornecimento combinado de matérias-primas para baterias e aço, visando economias significativas.
- A GM e a Hyundai buscarão utilizar sua escala e conhecimento para alcançar esses objetivos enquanto reduzem custos.
Embora os resultados dessa parceria possam demorar a aparecer, a colaboração é uma estratégia inteligente para enfrentar os desafios do mercado de veículos elétricos, que pode ser arriscado. Por exemplo, a divisão de carros elétricos da Ford está projetada para perder cerca de US$ 5 bilhões este ano.
Outras montadoras também formaram parcerias semelhantes. Em junho, a Volkswagen e a Rivian anunciaram uma joint venture, com a Volkswagen prevista para investir US$ 3 bilhões na Rivian e mais US$ 2 bilhões na nova parceria entre as duas empresas.