A General Motors (GM) anunciou, nesta quarta-feira (24), o investimento de R$ 7 bilhões no Brasil em encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e com o vice, Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília (DF).
A montadora destacou a criação de novos negócios, o posicionamento estratégico do país como polo de produção e a mobilidade sustentável. O anúncio vem pouco mais de um mês após a marca anunciar programa de demissões voluntárias nas fábricas.
Investimentos da GM
Além de Lula e Alckmin, o anúncio em Brasília contou com presença do presidente da GM International, Shilpan Amin, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, e o vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua.
Eles comunicaram investimento de R$ 7 bilhões durante o período de 2024 a 2028. Em nota, a GM afirmou que o foco é a mobilidade sustentável.
A montadora destacou que os investimentos são destinados à renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvimento de tecnologias “inovadoras e customizadas para o mercado local”, criação de novos negócios e modernização das fábricas.
Ainda, Amin ressaltou a matriz energética predominante limpa do Brasil e que a companhia segue com visão de futuro “zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”.
Demissões nas fábricas
- O anúncio vem pouco mais de um mês depois da GM iniciar programa de demissão voluntária nas fábricas do Brasil;
- A montadora tem três unidades no Estado de São Paulo (São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes), uma no Rio Grande do Sul (Gravataí) e uma em Santa Catarina (Joinville);
- O Programa de Demissão Voluntária (PDV) veio após batalha judicial que reverteu cerca de 1,2 mil demissões nas fábricas, após greve de 17 dias. O Olhar Digital falou sobre o caso aqui;
- Ao g1, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Weller Gonçalves, afirmou que o investimento atual é “grande contradição”, já que, há pouco, a montadora estava demitindo funcionários mesmo podendo sustentá-lo;
- Gonçalves revelou que pretende convocar reunião com a GM para o detalhamento dos investimentos.