domingo, outubro 6, 2024
InícioGeralGlenn Greenwald celebra decisão de Elon Musk de desbloquear perfis brasileiros no...

Glenn Greenwald celebra decisão de Elon Musk de desbloquear perfis brasileiros no Twitter/X

Na manhã deste domingo, 7, Glenn Greenwald, advogado e autor norte-americano conhecido por seu trabalho no campo do jornalismo investigativo, publicou em seu perfil oficial no Twitter/X congratulações a Elon Musk. Greenwald, que também é conhecido pelas suas críticas à censura, celebrou a decisão do proprietário da rede social de desbloquear perfis de usuários brasileiros.

O co-fundador do The Intercept, veículo de mídia independente que ganhou notoriedade depois de publicar as revelações de Edward Snowden sobre espionagem, celebrou a decisão do empreendedor da tecnologia em prol da liberdade de expressão.

“Na noite passada, Elon Musk prometeu honrar seu objetivo de acabar com as ordens de censura e de repressão infinitas e sem o devido processo legal do juiz Alexandre de Moraes, do Brasil”, disse Greenwald.

“O juiz proibiu diversos jornalistas, membros do Congresso e outras pessoas de manterem seus perfis na rede social. Isso seria um grande problema para o Brasil”, completou o jornalista.

Gleenn Greenwald parabenizou Elon Musk pelo combate à censura

Neste fim de semana, Musk fez diversas postagens em seu perfil oficial no Twitter/X nas quais criticou as decisões autoritárias do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Isso porque o magistrado tem frequentemente ordenado o fechamento de perfis considerados “inimigos da democracia”.

Moraes fazia exigências para que as plataformas digitais passassem informações pessoais e íntimas dos usuários, sem que houvesse uma investigação policial e um devido processo legal instaurado. Por conta dessas ações autoritárias contra a liberdade de expressão nas redes sociais, o magistrado brasileiro recebeu o apelido de “Darth Vader do Brasil“.

Greenwald é só mais uma personalidade conhecida a manifestar indignação contra a crescente atmosfera de censura no Brasil. Aparentemente, as investidas do STF contra a liberdade de expressão nas redes socias tendem a recrudescer, com novas medidas de regulamentação sendo propostas em Brasília.

Leia também



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui